Como relatar uma palestra

Relatar palestras ou qualquer evento educacional desse porte não é como fazer um artigo jornalismo. O relator deve ter em mente que o que ele vai passar para o papel consiste na experiência vivenciada por ele durante toda a obra e para explicar essa experiência, ele precisará usar dos elementos retóricos e dos dados principais do evento.

Primeiramente, o relator deve se valer acerca da palestra que vai relatar. Como uma espécie de introdução, o relator escreverá sobre o que se trata a palestra e quais são as expectativas de acordo com o tema ou descrição. É importante fazer um cabeçalho que informe a data e o local onde a palestra aconteceu para que o leitor consiga imergir de forma mais eficaz e séria no texto.

É importante que seja dito também para qual tipo de público o evento está focalizado e se há algum interesse social ou público, para que servirão os conteúdos transmitidos no local. Especifique também o nome do palestrante e se possível fale um pouco da vida do trabalho dele, sua formação e o que o autoriza discursar sobre o assunto.

Escrever sobre o palestrante é de essencial importância.
Escrever sobre o palestrante é de essencial importância.

Depois introduzir o interesse do leitor no texto, o relator pode começar dissertando sobre o lugar onde acontecerá a palestra, a estrutura, os possíveis elementos que poderão ser usados pelo palestrante, etc. Depois disso, o relato da palestra em si pode começar. É importante que seja mantido uma relação entre o que o palestrante fala e o que ele porventura utiliza para exemplificar ou explicar melhor.

Dito todos os pontos importantes do assunto e todas as partes que chamam a atenção (exemplos, utilização de algum tipo de material, musicas, vídeos, etc), o relator pode finalizar fazendo um apanhado geral de tudo o que foi dito em uma espécie de conclusão. Citando os principais pontos e correlacionando-os, a conclusão servirá para que o leitor perceba e relacione tudo o que foi dito.

Ao fim, o relator pode dissertar sobre o horário em que a palestra foi encerrada, se excedeu ou não as expectativas, se as pessoas permanecerão ou saíram do local, se houve perguntas ao palestrante por parte da platéia e qual a impressão que ficou ao término do evento.

Reunindo esses conceitos importantes, é possível que consiga prender o leitor de forma natural e bem elaborada, além de transmitir as informações importantes que este deseja saber sobre o evento ocorrido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.