Como refrescar o quarto no calor

Quando chega a estação do verão, muitas pessoas sofrem com as altas temperaturas que atualmente estão deixando os dias cada vez mais quentes. No trabalho, escola ou mesmo na rua, existe meios práticos de espantar o calor, utilizar ar – condicionado, usar roupas mais leves e ir para lugares com grande concentração de árvores. Mas quando a temperatura se eleva muito e reflete em casa, fica mais difícil controlar o calor, principalmente no horário de dormir.

Atualmente os cômodos das casas estão todos revestidos com forro no teto para que sejam mais protegidos dos eventos climáticos, além de proporcionar maior conforto e criar uma decoração mais conveniente. Em contrapartida essa medida acaba influenciando no esquentamento das acomodações, nos períodos de calor, criando então um impedimento no bom convívio no mesmo, deixando o local mais abafado.

quarto abafado
Usar roupas adequadas para dormir, de preferências as leves e finas, ajudam a diminuir o calor dentro do quarto.

Mas é possível deixar a casa, mas especificamente o quarto mais fresco. Para as pessoas que possuem condições pode-se instalar um ar-condicionado capaz de modificar o clima dentro de ambientes fechados, no entanto algumas pessoas podem não se adaptar ao ar e adquirirem problemas de saúde. Outras meios são os climatizadores e umidificadores de ar, esses são ainda mais indicados para o bem estar de um ambiente.

Para pessoas desprovidas de recursos, ou aquelas que não queiram utilizar aparelhos eletrônicos para ajudar na ventilação do ambiente, poderão ainda manter a circulação natural dentro do quarto ao deixar as janelas abertas. As correntes de ar devem percorrer o quarto, mantendo um clima mais fresco. No entanto, nem sempre isso é possível por causa da temperatura elevada criada no interior do ambiente.

Ventilação
Deixar sempre um recipiente ou copo com água para beber durante a noite também faz bem para a saúde durante as noite quentes.

As medidas continuam para se refrescar dentro do quarto. Colocar uma toalha úmida na janela ou também na cabeceira da cama, durante o dia e também a noite ajuda a densidade do ar. Água posta em recipientes como as bacias, próximos a cama possui o mesmo efeito. A presença de plantas dentro de casa promove a redução da temperatura interna, além de provocar umidade.

Nos dias quentes é recomendável retirar alguns objetos do quarto que acabam absorvendo muito calor, como cobertores, almofadas, tapetes, e até mesmo bichos de pelúcia. Cortinas fitas em material de cor escura, também absorve mais calor, o ideal é trocá-las por aquelas com cores mais claras ou não utilizar. Lâmpadas fluorescentes esquentam menos do que as lâmpadas incandescentes, além de serem mais econômicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.