Como reformar alto falantes 6×9

O som automotivo costuma passar por muita pressão, principalmente pelo falo de sempre serem utilizados com volume elevado. É comum que alto falantes estraguem com frequência ou sofra com alguma avariação. Para esses casos muitas lojas de som oferecem a reformar ou o recondicionamento dos alto falantes, um processo simples e barato que se torna uma opção mais eficiente do que comprar um novo alto falante.

como reformar alto falante
Reformando alto falantes
(Foto: Reprodução)

Reformando Auto falante

1) A primeira coisa a se fazer e desmontar o auto falante e limpar todas as peças do mesmo, (lembrando de fechar o gape e limpa-lo cuidadosamente)

2) Depois de limpo e substituído todas as peças danificadas você terá que fazer uma remontagem total do auto falante.

3) Comece com a bobina, faça a marcação da bobina na linha limite até o gape, fazendo três pequenas marcações, sendo a primeira de pelo menos 1,5 cm e as outras duas de 1 cm.

4) Pegue uma fita de filme (até filme de câmeras fotográficas antigas podem servir) e faça vários pequenos furos no filme, coloque-o na parte interna da bobina e gire o filme lentamente até a bonina ficar presa no gape, lembrando de deixar os fios da bobina direcionados para os terminais.

5) Depois que a bonina estiver presa moderadamente, não passando da segunda marcação, ela estará presa de maneira correta.

6) Pegue a centragem e corte o centro no tamanho da bobina, muito cuidado para não cortar demais a centragem e ela acabar ficando solta. Se isso acontecer você terá que comprar outra.

7) Com uma cola de borracha, preencha a  área na carcaça do alto falante onde fica as extremidades da centragem, sempre a empurrando por fora para não afundar o seu meio. Depois passe outra camada de colar nas extremidade e também na parte central da bobina para vedar qualquer saída.

8) Faça o mesmo processo com o cone, cortando o centro do tamanho da bonina, sem deixar que ele fique solto, em seguida faça furos mais ou menos de 2 cm acima do buraco que acabou de fazer com distância de 0,70 entre eles e mais dois a 3 cm de distância na mesma linha com a mesma distância entre eles.

9) Neste fios você passará a cordoalha, essa cordoalha deve ter o tamanho um pouco maior que os terminais da carcaça. Cuidado ao corta-lá para não ficar muito pequena, passe-a nos furos que acabou de fazer e deixe uma parte pequena de 1 cm e a outra com restante, faça o mesmo com os outros furos.

10) Você pode colocar um pouco de cola emborrachada para firmar as bases do fio. Agora é a hora de colocar a cola epóxi, faça a mistura da cola sempre em quantidades iguais e fazendo sempre ao pouco para não sobrar.

11) Passe a epóxi no mesmo lugar onde passou cola emborrachada para vedar as saídas da bobina, cuidado com o tempo de secagem com uma cola de contato preencha as extremidades da carcaça onde o cone vai se encaixar.

12) Encaixe o cone lembrando de deixar as cordoalhas direcionadas para os terminais, passe os fios da bobina nas curvas que deixou da cordoalha no auto falante, lembrando de fazer um movimento de curva com os fios da bobina. Agora solde os fios da bobina na cordoalha, passe a epóxi nos fios para que eles não se quebrem e novamente nos espaços da bobina para ela se firmar.

13) Agora só basta esperar secar a cola que acabou de colocar e depois soldar os fios da cordoalha no terminal, lembrando de deixar uma folga na cordoalha para que ela não se quebre. Por fim cole o protetor com cola emborracha ou uma cola transparente, tomando muito cuidado para deixa-lo totalmente plano e sem pressiona-lo.

14) Depois de tudo seco o alto falante estará pronto para tocar.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.