Como reduzir o tamanho de um arquivo pdf

arquivos

Um arquivo PDF por muitas vezes pode ser uma arquivo bem grande que ocupa muito espaço, mesmo sendo um arquivo de texto ele apresenta uma qualidade diferente que pode pesa-lo bastante, principalmente quando encontramos imagens no texto no formato PDF, enquanto um arquivo em outro editor de texto com por exemplo 20 paginas pode chegar a ficar com 7 mb, em formato PDF ele pode ficar até com 50 mb dependendo da qualidade do seu conteúdo. Não exstem muitas maneiras de compactar um arquivo PDF pois ele já é um arquivo compactado, mas vejamos alguma maneira de tentar deixa-lo um pouco menor.

Utilizando Programas

Alguns programas podem ajudar a diminuir os arquivos, mesmo que minimamente, na grande maioria dos casos eles não são eficiente justamente por causa do arquivo PDF já ser um arquivo compacto, mas em todo caso vejamos alguns programas para este fim.

PDF Compress

O PDF Compress é um programa simples, feito exatamente com o fim de diminuir o tamanho dos arquivos PDF, ele não é muito eficiente quando se trata de valores altos, mas ele pode diminuir um pouco do tamanho do seu arquivo.

PDF Shrink

O PDF Shrink promete reduzir até 90% do tamanho de seus arquivos no formato PDF, ele ainda conta com outras diversas ferramentas, como a sua ferramenta de encriptação que mantem os seus arquivos protegidos e totalmente bloqueados.

Gios PDF Splitter And Merger

Esse programa funciona de uma maneira diferente, portanto talvez seja o mais eficiente dessa lista, ele não compacta simplesmente um arquivo, ele o divide em vários pedaços, por exemplo se você tiver um arquivo PDF com 150 paginas, você pode dividi-lo em até 150 pedaços, ou seja uma pagina para cada e ainda pode reuni-los novamente posteriormente.

Utilizando o próprio Adobe

Dentro do próprio Adobe existem uma opção que pode diminuir o tamanho do arquivo consideravelmente, na opção “documento” existem a opção diminuir tamanho do arquivos, lá ele irá dar varias opções de formatações antigas, o tamanho irá variar, quanto mais antigo, menor.

Comprimir o arquivo

“Em todo caso se nada for muito eficiente, você ainda pode tentar comprimi-lo para programas específicos pra isso, existem dois que são os mais conhecidos e utilizado, o mais usado é o Winrar, que compacta os arquivos no formato “.rar” provavelmente você já deve conhece-lo, mas lembrando que é preciso te-lo em todos os computadores para que seja descompactado, o mesmo caso do 7-Zip que funciona da mesma maneira e também e brandamente utilizado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.