Como reconhecer uma criança autodidata

autodidata é aquele que consegue aprender inúmeras atividades sem que exista um professor ou um mestre articulando o seu ensino, ou seja, ele compreende vários fatores com seu esforço individual e coloca a maioria deles em prática sem que tenha outras pessoas para o auxiliarem.

Essa autonomia é desempenhada através da auto-educação e da curiosidade, que faz com que esses seres denominados popularmente como “superdotados” busquem sempre novos meios de pesquisa e articulação, entre outras dimensões.

A facilidade com que esses indivíduos lidam com o ensino e aprendizagem é única, onde utilizam métodos científicos, culturais, artísticos e outros tópicos para desempenhar suas articulações, se aprofundando ao máximo em conceituações e práticas sobre o assunto que estão ligados.

Os sinais que um autodidata apresenta podem ser reconhecidos desde a infância, podendo eles serem singulares (porque cada ser possui suas características individuais) ou comuns, geralmente circundam entre:

Como reconhecer uma criança autodidata
Criança superdotada.
(Foto: Reprodução)

» Facilidade elevada em relação ao aprendizado em múltiplas áreas de conhecimento.

» Necessidade inexplicável em aprender mais e geralmente não ficam satisfeitos apenas com o que lhes foi ensinado por professores e familiares.

» Observação dos mínimos detalhes das questões.

» Senso apurado de justiça, moral e ética.

» Excelente memória.

» Raciocínio lógico rápido e eficaz.

» Associação rápida com tudo aquilo que ouvem, veem e leem.

» Envolvimento com frequência nos assuntos do mundo, fazendo perguntas que parecem ser intermináveis.

» Agitação ou isolamento em sala de aula por não precisarem das orientações dos professores.

É importante ficar atento a cada detalhe manifestado pela criança, em muitos casos o autodidatismo passa despercebido ou é confundido com disfunções hiperativas, apáticas ou de déficit de atenção. O desenvolvimento cognitivo desses pequenos não age da mesma maneira que o seu emocional, por isso devem ser orientados devidamente desde a infância para que não se sintam desestimulados e frustados.

O que fazer?

Assim que o perfil superdotado for identificado, será fundamental que os familiares e os componentes da escola tentem suprir as necessidades impostas pela criança, devendo haver paciência para responder os seus questionamentos, dando mais credibilidade aos seus ideais, fazendo ainda com que tenham um maior amparo emocional, eles se sentirão diferentes dos demais coleguinhas, podendo vir a se isolar de todos que estão ao seu redor.

A estimulação do cérebro dos autodidatas deve ser dinamizada diariamente, para que seu coeficiente intelectual seja cada vez mais superior. Muitos programas existem atualmente para crianças superdotadas, mas elas não devem ser afastadas completamente da infância tradicional.

Dica

Para ajudar nesse processo, é indicado que os pais e o “geniosinho” contem com o apoio de psicólogos, educadores e demais profissionais especializados na área.

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