Como reciclar o lixo eletrônico no Brasil

O lixo eletrônico tem sido um problema crescente no mundo atual. Com o número cada vez maior de pessoas que usam aparelhos eletrônicos, sejam eles celulares, aparelhos domésticos ou computadores, isto fez com que gerasse uma gama de produtos que se tornaram obsoletos em pouco tempo. Estes produtos eletrônicos descartados, a grande maioria, são misturados ao lixo orgânico podendo causar sérios danos ao meio ambiente e diversas pessoas.

e-lixo como reciclar
Lixo eletrônico
(foto: reprodução)

O grande problema do lixo eletrônico

O grande problema está na composição destes materiais eletrônicos, muitos deles contém chumbo, cádmio, mercúrio, berílio, etc. Essas substâncias contaminam o meio ambiente e podem causar doenças graves em pessoas que entram em contato direto com esses materiais. Para se ter uma noção, o lixo eletrônico já representa 5% do lixo descartado pela população mundial, ou seja, cerca de 50 milhões de toneladas de lixo eletrônico são descartados todos os anos. 

A  maioria desses lixos eletrônicos são de eletrodomésticos e frequentemente são descartados sem preocupação alguma, apenas cerca de 2% desses materiais são descartados de forma correta no Brasil, enquanto os outros 98% são jogados livremente em qualquer lugar.

Como reciclar

A melhor forma de reciclar esse tipo de material é procurar cooperativas de reciclagem que trabalham com o mesmo. Caso não encontre,  existem outras possibilidades. As baterias de celulares, por exemplo, podem ser devolvidas as revendedoras da operadora. Muitas lojas de eletrônica também recolhem pilhas usadas. Os eletrodomésticos ou computadores podem ser doados para pessoas carentes que necessitam ou para pessoas que trabalham com montagem ou conserto destes aparelhos como peças obsoletas.

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC) listou as empresas de celulares e informatica que recolhem esses materiais, confira o link para ver a lista, você também pode procurar a prefeitura de sua cidade para saber se aquele computador que você não usa mais pode ser usado em algum projeto de inclusão digital, em último caso, você pode desmontar o aparelho separando metal e plástico para entregar à alguma empresa de reciclagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.