Como Ramón Valdés morreu e sua história resumida

O nome Don Ramón Antonio Estebán Gómez de Valdés y Castillo talvez seja pouco conhecido mundialmente, mas quando alguns dos seus personagens são citados, essa história se modifica completamente. No Brasil, a denominação mais atrativa deste grande homem era Seu Madruga e nos demais países Don Ramón.

Esse ator e comediante nasceu no dia 02 de setembro de 1923, no México e faleceu em 09 de agosto de 1988, no mesmo país. Com apenas 64 anos, Ramón Valdés se despediu dos palcos, da televisão, dos cinemas e de outros demais canais de comunicação.

O falecimento

Os indícios de que a sua saúde já estava abalada se apresentou na década de 80, quando dois tumores foram localizados em seu organismo, um em seu pulmão e o outro no estômago. Mesmo sendo diagnosticado com formações cancerígenas graves, Ramón não abandonou um dos seus grandes vícios, o cigarro.

Como Ramon Valdés morreu e sua história resumida
Como diria Seu Madruga: “A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena.”
(Créditos da foto: http://3.bp.blogspot.com/)

Após ter sido internado no Hospital Santa Lena, as dores se faziam ainda mais incômodas, o que fez com que os médicos o sedassem por vários dias, até chegar o momento do seu falecimento, sendo este ocasionado pelo câncer de estômago, que se espalhou extensamente pela coluna vertebral.

O seu sepultamento aconteceu no Mausoleos del Ángel, Cidade do México no México. Antes de ser internado e ter sua saúde tão comprometida, Don Ramón deixou de participar com tanta frequência dos programas televisivos e se dedicou exclusivamente a viajar com seu circo por todo o país, levando a alegria e diversão de sempre para os telespectadores.

Biografia

Rafael Valdés Gómez e Guadalupe Castillo eram os pais de Ramón Valdés, pequeno menino que nasceu e foi criado até os dois anos de idade na Cidade do México, junto aos seus três irmãos. Quando criança era conhecido como “Moncho”, devido a uma brincadeira familiar onde todos eram apelidados.

Após dar os primeiros passinhos, Ramón se mudou com a sua família para a Ciudad Juárez, em Chihuahua, local onde seus irmãos começaram a trabalhar como atores, ação que fez com que ele iniciasse sua carreira ainda muito jovem no cinema, rede em que trabalhou em mais de 50 filmes, como:

» Calabacitas tiernas – 1948;
» El rey del barrio 1949;
» Soy Charro de Levita – 1949;
» La marca del Zorrillo – 1950;
» Fuerte, audaz y valiente – 1960;
» El capitán Mantarraya – 1969;
» Buenos días, Acapulco – 1964;
» Mi alma por un amor – 1964;
» El Chanfle, como Reyes – 1978;
» Chanoc en el circo Unión – 1979;
» Los gatilleros del diablo – 1983;
» Luis Miguel, aprendiz de pirata – 1984.

Mesmo tendo uma carreira promissora no cinema, a televisão foi o ápice do sucesso de Ramón Valdés. Os programas em que participou lhe deram reconhecimento global, sendo os mais assistidos deles o El Chavo del Ocho (Chaves), Los supergenios de la mesa cuadrada, Chapulín Colorado.

Além dos famosos codinomes Seu Madruga e Don Ramón, outros nomes que fizeram sucesso em relação aos seus personagens foram Super Sam, Tripa Seca e pirata Alma Negra. Outro fator importante a ser destacado foram as suas parcerias de trabalho, como os maravilhosos atores Roberto Gómez Bolaños (Chaves), María Antonieta de las Nieves (Chiquinha) e Rubén Aguirre (Professor Girafales), Edgar Vivar (Senhor Barriga) e Florinda Meza De Gómez Bolaños (Dona Florinda).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.