Como providenciar um enterro

Quando um parente morre é  um dor muito grande para os familiares, realmente é difícil saber como proceder diante de tal situação, mas apesar das adversidades é preciso tomar a frente da situação e providenciar tudo que é necessário para que a pessoa que faleceu tenha tenha um enterro descente e possa descansar em paz. Veja quais os procedimentos para providenciar um enterro de forma correta e sem maiores problemas.

enterro de Ryan Grace
Há todo um processo que deve ser feito para o funeral, muito em um momento delicado para a família. (foto: reprodução)

O primeiro procedimento a fazer após a morte ser confirmada é preciso se dirigir ao IML (Instituto Medico Legal) ou ao SVO (Serviço de Verificação de Óbitos), você terá que responder alguns questionamentos para que seja liberado o atestado de óbito. São perguntas como onde ocorreu a morte, se o falecido tinha alguma doença, se passava por algum tipo de tratamento, perguntas simples de se responder. Depois o médico legista  entregara de imediato o atestado de óbito, o principal documento para liberar o corpo.

Depois você deverá procurar uma agência funerária. Caso o corpo esteja em outra cidade é preciso fazer o pedido de transferência do corpo acompanhado por uma viatura. Na agência funerária você será indicado pelos agentes, mas em todo caso a documentação que geralmente é exigida é o laudo assinado pelo médico. Em caso de cremação, terá de apresentar laudo médico, certidão de nascimento ou casamento, carnê do INSS e identidade.

Depois de toda a cerimônia e do enterro a agência deverá providenciar a certidão de óbito, um documento definitivo. Para retirar a documentação é necessário atestado de óbito, carteira de identidade, certidão de nascimento ou de casamento. Título eleitoral, carteira de trabalho, CPF; certificado de reservista, Pis/PASEP; Cartão do INSS. A agência deve providenciar o documento para a retirada do documento no cartório civil ou entregar para a família.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.