Como proporcionar uma Educação Física de qualidade

A Educação Física é uma importante disciplina escolar. Possui caráter teórico-prático onde aborda assuntos relacionados a cultura da modalidade, possibilitando ainda a movimentação do corpo humano. Dentro da disciplina é possível encontrar assuntos sobre saúde, alimentação, exercícios físicos, esporte, valores éticos, políticos, sociais e culturais, tal como a execução de dança, modalidades esportivas, artes maciais, jogos, entre outros.

A sua principal função dentro do contexto escolar é levar informações aos alunos, fazendo com que se sintam estimulados a adoção de comportamentos que favoreçam a manutenção do corpo em relação á uma vida saudável.  Muitos deles se destacam e se aprimoram dentro de várias modalidades, criando uma paixão pelo esporte e pelos benefícios que ele proporciona ao ser vivo.

Dicas para ter uma Educação Física de qualidade
Métodos de ensino utilizados pela Educação Física.
(Foto: Reprodução)

O ensino-aprendizagem dentro da educação física se dá através da miscigenação de culturas, trazendo-as para o dia a dia do aluno, em sua movimentação e articulação. A sua estrutura se dá de acordo com o contexto abordado, promovendo não só o desenvolvimento de habilidades físicas, mas também as sociais, cognitivas, afetivas, entre outras.

Essa disciplina é interligada a prática de esportes e exercícios físicos, mas para que a sua realização seja de qualidade, é necessário que haja um planejamento de aulas assim como nas demais disciplinas, visando não apenas a sua área prática, mas também a teórica, que é faz fundamental para o desenvolvimento das atividades realizadas pelos alunos.

Devido a alguns preconceitos e dificuldades que os professores de educação física vinham passando, algumas práticas da sua disciplinas foram reconfiguradas para  mostrar os benefícios que a matéria garante ao aluno. Questões como saúde, tecnologia, biologia, e qualidade de vida passaram a ser assuntos abordados por esses profissionais.

Uma gama de conhecimentos proporciona aos professores da área de educação física uma visão ampla da complexa realidade presente dos comportamentos humanos e suas relações. Devido a esses novos conceitos adquiridos, a multi e interdisciplinariedade se faz essencial para esses indivíduos, que conseguem assim proporcionar mais qualidade de ensino aos seus alunos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.