Como promover as transformações sociais de que o Brasil necessita

Em 2013 o Brasil presenciou um dos movimentos nunca visto antes, milhares de jovens que se organizaram por meio das redes sociais e saíram às ruas fazendo reivindicações ao governo contra a corrupção e as condições sociais precárias do Brasil. Atualmente o país é a sexta maior economia do mundo e está entre os países emergentes com maior possibilidades de crescimento, então por que a população não está satisfeita?

transformação social no Brasil
Manifestações de 2013 (foto: reprodução)

Há vários motivos que poderíamos destacar e poderíamos colocar a culpa em outros motivos, entretanto podemos considerar aqui, o que talvez seja o maior problema do Brasil e da America Latina, é  a questão social. Segundo o historiador Luiz Felipe de Alencastro, desde de a sua formação, o Brasil vem sendo criado sobre o signo do provisório, não é por menos que sempre ouvimos por ai sobre medidas provisórias, obras provisórias, etc.

As medidas provisórias acabaram se tornando fixa e o Brasil sendo formado sobre o comando de uma elite que negligenciou toda a transformação social do país e apenas se preocupou com seus interesses. Não pensar sobre questões sociais é uma questão que envolve todos países da America Latina e um dos motivos, pelo qual o Brasil, até hoje não é considerado um país desenvolvido, apesar de ter uma economia mais forte que muitos países desenvolvidos, é a baixa qualidade de vida de sua população.

Essa realidade não pode ser trabalhada de cima para baixa, como está sendo hoje em dia, com programas de subsistência e auxílios que pouco ajudam a população A melhor forma de conseguir essa transformação é trabalhar a base dos brasileiros que é a educação. O investimento no âmbito da edução trará transformações, não só na qualidade de vida mas na forma de pensar dos brasileiros. É preciso que as pessoas pensem sobre suas próprias questões e compreendam que apenas através delas a transformação acontecerá.

Ainda não podemos dizer se os movimentos feitos na copa das confederações voltarão com a mesma força durante a copa do mundo, mas esperamos que volte com novas reivindicações que demonstre a vontade dos brasileiros, sempre de forma pacifica é claro. Somente neste ano foram investidos mais de 45 milhões em segurança contra manifestações na Copa, o que demonstra o medo do Governo dos brasileiros exporem a sua reivindicações em âmbito internacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.