Como promover a educação inclusiva na atualidade

como fazer a educação inclusiva
 A educação inclusiva mostra que todas as pessoas são iguais e capazes de almejar seus objetivos. 
(foto:reprodução)

A inclusão é intensivamente debatida entre políticos e profissionais da edução, pois o programa é um processo democrático é humanista voltado para inclusão de pessoas especiais em escolas. Tal programa tem como intuito interagir com todas as pessoas e o meio em que elas vivem, não excluindo a pessoa por sua deficiência e futuramente incluir o portador de deficiência no mercado de trabalho. Inserindo pessoas especiais  no ensino regular inicia-se um processo de desestruturação do preconceito.

Estrutura

O processo da educação inclusiva começa na estrutura do ambiente escolar, por lei todas as escolas públicas devem incluir essa estrutura de apoio para os portadores de necessidades especiais. Estrutura vai além da estrutura física e também chega ao preparo do professor e no trabalho de conceito com os alunos para que a aceitação seja um processo natural. algumas das estruturas básicas que a escola deve ter são:

  • Rampas de acesso a todas as localidades em que os alunos estão sujeitos;
  • Barras de apoio em banheiro;
  • Banheiro com tamanho regular para passagem de cadeirantes;
  • Vaga de estacionamento para deficientes;
  • Professor especializados em libras ou professores assistentes que auxilem o professor nessa comunicação;
  • Livros com linguagem em braille;
  • Computadores especializados para acesso ao deficiente;
  • Programas e propostas da escola visando o tema da inclusão;

Aceitação

A inclusão não deve delinear apenas o seu aspecto físico, também ao lado emocional que precisa ser trabalhado. É preciso quebrar as berreiras do preconceito e fazer não só uma estrutura adequada, mas também fazer com que os alunos que tem necessidades especiais sintam-se acolhidos, eles devem se sentir bem no ambiente escolar e para isso é preciso que eles estejam preparados para a inclusão, alunos e professores devem saber lidar com as diferenças, isso deve ser a base do trabalho da inclusão.

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