Como prever o futuro

O homem desde os primórdios dos tempos tenta especular sobre o futuro e achar um meio de prevê-lo. Uma tentativa humana de sanar suas carências de orientação e achar prováveis riscos e possibilidades, essa é uma forma também de afastar da mente a consciência de nossa efemeridade, as contingências da vida e a existência da caducidade das coisas no tempo. A previsão do futuro está intrinsecamente ligada ao nosso desejo pela eternidade.

Tentativas de Prever o Futuro

A tentativa de versar com o futuro é algo comum entre as pessoas e é um tanto importante para que consigamos traçar objetivos e metas, e não viver apenas pelo repente do momento. No entanto a face negativa nesse prisma, é o ato de  condicionar sua vida as revelações místicas sobre o que a de vim, dando total significado a suas ações no presente a partir disso, ou seja, ser passivo aos acontecimentos, apenas um espectador de sua própria existência. Uma forma clara de tentar exortar-se de seus erros e escolhas erradas dentro da dinâmica das relações  e retirar de sí a culpa e transporta-la para o outro, nesse caso o destino.

Desde que  não entregue as rédeas de sua vida ao acaso, a crença em algo norteador é  importante, a maioria das pessoas precisam de uma fé, um oráculo que explique as situações que apenas sua inteligibilidade empírica não consegue abarcar. Todos  desenvolvemos e utilizamos a consciência histórica que faz parte do aprendizado, ela se explica pelo processo em que a informação é adquirida é armazenada no e sobre o passado, posteriormente poderá ser reacessada fazendo parte do arcabouço teórico para as explicações sobre o tempo presente e as possibilidades futuras, isso está associado nossas necessidades de orientação temporal e a capacidade de nos situar nas conjecturas sociais como agentes históricos.

Partindo desse preambulo, podemos intender que há uma infinidade de formas de se prever o futuro atualmente, não apenas buscando significados metafísicos, há varias técnicas que se apoiam sobre um certo grau de cientificidade para as suas proposições. Búzios, Taro, cartas, bola de cristal, interpretações oníricas, leitura de mãos, consulta ao horóscopo são algumas das técnicas mais utilizadas pelos supostamente dotados de habilidades de premonição.

No mundo econômico as previsões para futuro se tornam cada vez mais importantes, é abre um mercado promissor para os futurologistas, esses não utilizam de nenhuma magia em suas descobertas, são profissionais que analisam as tendências do mercado é traçam as prováveis linhas de desenvolvimento mais frutíferas nos seguimentos. Varias empresas principalmente do ramo tecnológico contratam esse tipo de serviço, para um diagnóstico das areas em que os investimentos darão retorno no amanhã.

Como se tornar um Futurista ?

Para se tornar um futurista é preciso ser uma pessoa com uma carga de leitura muito ampla e estar em constante processo de aprimoramento sobre as questões que estão sendo tratadas e novidades do mundo. Segundo mais não menos importante é ter conhecimentos interdisciplinares, tendo domínio aceitável em areas da história, Estatística, Psicologia e por ai vai. As pesquisas de campo e as trocas de informações também são imprescindíveis nesse labor e as previsões devem ser mais generalistas, traçar apenas caminhos e não os resultados. Leia mais sobre esse assunto no site The Futures Studies Federation Mundial, uma ONG especializada no incentivo e fomento de previsões futuristas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.