Como podemos evitar os piolhos

Os piolhos e lêndeas (ovos do piolho) são pequenos insetos transmitidos entre os seres humanos. Eles costumam acometer com mais frequência o couro cabeludo, sobrancelhas, cílios e raramente as genitais, provocando muitos desconfortos, como coceira intensa na região acometida, vermelhidão e pontos brancos, que visualmente se assemelham com caspas.

Todas as pessoas podem ser afetadas por eles como mulheres, homens, crianças, adultos, idosos, etc. Esse transtorno pode vir a se manifestar uma, duas, três ou várias vezes, mas durante a infância seus relatos são constantes.

Estima-se que os piolhos podem sobreviver nos seres humanos por cerca de 30 dias e seus ovos por aproximadamente 44. As principais formas de contágio desses insetos são:

Dicas para evitar piolhos
Representação de um piolho.
(Foto: Reprodução)
  • Ter contato com pessoas que estejam com piolho;
  • Compartilhar objetos pessoais com pessoas que estejam com piolho;
  • Ficar em contato com artigos e roupas que tenham lêndeas ou piolhos.

Os colégios, creches e a própria residência familiar são os principais ambientes em que ocorrem a transmissão desses insetos. Por isso, é importante ficar de olho, principalmente no couro cabeludo das crianças.

Prevenção

A melhor maneira de evitar os piolhos é prevenir que eles acometam o indivíduo.  É necessário que práticas regulares sejam exercidas, com relevância nas crianças:

 Oriente a criança que alguns objetos não sejam compartilhados, como tolhas, bonés, pentes, escovas, chapéus, etc;

 Para aquelas crianças que possuem cabelos compridos, mantenha-os sempre presos em locais com muitas pessoas, como no colégio;

 Manter a boa higiene de todo o corpo;

 Olhar entre duas à três vezes por semana a cabeça da criança, para ver se nenhuma lêndea ou piolho está acometendo o seu couro cabeludo;

 Usar pente fino embaixo do chuveiro ou após lavar a cabeça;

 Verificar a regulamentação do colégio em relação a esse tipo de problema, para que a direção aconselhe os pais a terem cuidados básicos de prevenção contra o piolho;

 Se você for adulto, evite ficar com o cabelo solto ou compartilhar objetos com seu filho se ele estiver com piolho. Procure tratar a criança e passar pente fino todos os dias para prevenir a transmissão;

 Se a criança ou alguém da residência familiar estiver com piolho, procure trocar e lavar todos os dias os seus objetos pessoais (toalha, lençol, escovas, pentes, etc).

Existem algumas loções e remédios orais que ajudam no tratamento para a eliminação desses insetos. Para que o melhor seja ministrado, procure um bom dermatologista, farmácia ou clínica de manipulação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.