Como pintar mdf com tinta pva

Pintura  em material MDF
A tinta PVA é bastante utilizada na pintura em MDF

Medium Density Fiberboard ou MDF é um produto advindo da madeira que em muitos casos é utilizado como substituto desta na construção de móveis e produtos artesanais, numa tradução para o português pode ser chamado de fibra de média intensidade. Existe no mercado diferentes tipos de MDF uns com mais quantidade de material plástico, já outros anti- chamas e a prova d’água.

Quando se fala em artesanato em MDF a primeira dúvida que se levanta é o trato que se deve ter com a tinta empregada na pintura do material, uma das tintas mais utilizadas nesse intento é a PVA, tinta tradicionalmente usada em paredes e é sobre ela que a seguir versaremos.

A Tinta Látex PVA é muito boa para o emprego em artesanatos, mas, para o acabamento da mesma ser perfeito é preciso antes queimar o MDF com tintura branca, isso é feito para que os poros do material se fechem e não absorvam a tinta que será aplicada a posteriori. Quando se usar um a tinta PVA pode-se conseguir as tonalidades com acréscimo das bisnagas conhecidas como “xadrez” ou ainda optar pelas opções de tinta com cores já definidas, as semibrilho e foscas não precisam de acabamento em verniz por já levarem esse em sua fórmula.

Não tome esse meio como regra, existem dispares formas de se fazer trabalhos artesanais em MDF, encontre a jeito que melhor se adapta, o artista cria as obras e muitas vezes o modo de fazé-las.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.