Como pintar com tinta guache

A tinta guache e uma pigmentação de grande poder de cobertura, resultada da mistura de goma arábica com um pigmento. Desde da idade média é utilizada nas pinturas das iluminuras e hoje, mesmo sendo tradicionalmente utilizada em pinturas, é também aplicada em desenhos, usando-a muitas vezes em conjunto com outras técnicas e materiais.

pintura feita com tinta guache
Aplicação do guache pode ser muito boa, dependo da habilidade e talento do artista

 O guache é uma tinta a base d’água mais opaca que a aquarela isso acontece pelo adiciono do pigmento branco mistura, normalmente quando seca a tinta tem característica de ficar tons mais claros do que o obtido na ora da pintura o que pode atrapalhar um pouco ao fazer contrastes. Quando o pigmentos é usado em maior concentração em um mesmo ponto pode ocorrer rachadura na pintura isso pode ser resolvido com o uso de diluidores a mistura.

Para se pintar com esse tipo de tinta é necessário dilui-la para que o resultado fique melhor, o que pode ser feito colocando uma certa quantidade do produto sobre o godê e em seguida com pingos ou com a própria ponta do pincel  umedecida em água  se dilui a tinta até que se consiga a consistência que  pintor deseja. Não coloque água de mais para que a tinta não escorra no momento da aplicação. Outra dica é observar o quanto de cada pigmento irá precisar para fazer a cobertura total e prepara-lo todo de um vez, com isso você evita a dificuldade de ter que encontrar o tom novamente.

Para junção de cores de guache misture um tom ao ao outro até chegar a tonalidade desejada e antes de aplica-la na obra teste-a em outro papel qualquer para evitar surpresas desagradáveis. Tudo pronto com a tinta já pode começar a pintura, mas ai cabem outras observações, pinte sempre  para a mesma direção e sentido, não inicie o trabalho pelo centro e cuidado com os limites da area a si cobrir e lembre-se ainda de fazer um preenchimento uniforme não deixando falhas em branco.

A guache é mais indicada para superfícies como papel ou cartões e importante observa se o material tem corpo. A tinta é vendida para uso estudante geralmente em potes, ou profissional vindo em forma de bastão ou pastilha. Seguindo as dicas acima sua pintura irá ficar excelente condizente com seu empenho, habilidade e talento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.