Como pago a DARF

Documento de Arrecadação de Receitas Federais ou somente DARF é um mecanismo de cobrança das taxações tributarias à Receita Federal, quando devidamente paga torna-se prova documental da sua contribuição, por isso, deve ser guardada para uma eventual necessidade de comprovação.

DARF
No Portal da Receita Federal você consegue obter os dados referentes a sua DARF

A DARF subdivide-se em dois tipos, DARF SIMPLES, utilizada exclusivamente por pessoal jurídica que se enquadra no SIMPLES Nacional, através desse boleto o entidade consegue pagar de forma unificada uma série de impostos, entre eles, CSLL, PIS/PASEP, IPI, CONFINS e IRPJ. Existe ainda a DARF COMUM, ao qual podem fazer uso tanto pessoa física quanto jurídica  desde que não credenciada no SIMPLES.

Pode-se adquirir a  DARF no programa IRPF (Imposto Sobre a Renda de Pessoa Física) no Site da Receita Federal, é possível adquirir o valor no momento da consulta da situação fiscal, o alíquota pode ser paga tanto no banco físico quanto em transferências virtuais, mas consulte antes sua agência para evitar contratempos.

Alguns campos da DARF devem ser manuscritos, de acordo com a data atual, são eles:

1. Nome e telefone da pessoa física ou jurídica contribuinte.

2. Data de ocorrência

3. CNPJ ou CPF do contribuinte

4. Código da receita vigente

5. Data de vencimento do imposto

6. Valor principal do documento

7. Valor da multa

8. Taxa de Juros

9. Soma total dos últimos três campos

10. Autenticação

Só para não haver confusão, a DARF Comum vem impressa na cor preta Europa e a DARF Simples vem impressa na cor verde. Na maioria das instituições bancárias você pode pagar a alíquota até mesmo sem o código de barras, ainda existe a opção de agendamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.