Como o diabetes afeta a visão?

A OMS (Organização Mundial da Saúde) é uma das principais agências de saúde do planeta, porque possui em sua estrutura a participação de vários países – como o Brasil – e de excelentes profissionais, que juntos desenvolvem políticas públicas éticas, científicas e de base para resolver e liderar questões críticas da área.

O diabetes é uma das enfermidades em que se atentam constantemente, dinamizando levantamentos e pesquisas para melhor atender e tratar seus portadores. Segundo os últimos estudos destacados pela organização, 347 milhões de pessoas aproximadamente são afetadas por esse transtorno nos dias atuais.

Os públicos atingidos são variados, envolvendo crianças, jovens, adultos, idosos, gestantes e indivíduos de todos os gêneros. Existem grupos que são mais predispostos a desenvolver esse tipo de distúrbio, com relevância os que possuem histórico familiar positivo a essa doença (hereditariedade).

Uma das maiores preocupações destacadas pelos profissionais da saúde em relação ao diabetes é a maneira prejudicial que o seu desenvolvimento afeta os mecanismos oculares, podendo deixar o paciente com a visão seriamente comprometida.

Como o diabetes afeta a visão?

Como o diabetes afeta a visão?
Olhos verdes.
(Foto: Reprodução)

Esse processo pode acontecer de duas formas:

Quando a glicose está acima de 200, deixando a visão com uma turvação transitória. Assim que os níveis entram em equilíbrio, os sintomas desaparecem.

Quando a glicose se apresenta de maneira descontrolada por muitos anos e proporciona sérios traumas aos vasos sanguíneos da retina, causando a retinopatia diabética.

O que é a retinopatia diabética?

Esse transtorno compreende o comprometimento dos vasos sanguíneos da retina, que provocam a dilatação, alteração de consistência, vazamentos e/ou até mesmo hemorragias da camada de células nervosas que revestem a parte interna dos olhos.

Quais são os tipos de retinopatia diabética?

⇒ Não Proliferativa: fase aguda da doença, onde os vasos sanguíneos apenas se enfraquecem, formando microaneurismas.

⇒ Proliferativa: estágio crônico e grave da patologia, onde os vasos sanguíneos ficam anormais, podendo levar a perda gradativa da visão e a cegueira.

Como identificar?

As pessoas portadoras de diabetes devem ficar atentas aos seguintes sintomas: falta de concentração, cansaço inexplicável, visão embaçada de forma repentina, frequente e muitas vezes intensa por alguns minutos.

O que fazer?

Assim que os desconfortos começarem a afetar a visão, é essencial que o enfermo busque ajuda médica, porque a diabetes é uma das principais causas da cegueira no mundo atualmente. O diagnóstico é realizado através de um exame ocular detalhado.

Quais são os métodos de tratamento?

Se a doença estiver realmente afetando a visão, o tratamento deverá começar o quanto antes, para diminuir os efeitos. O uso de medicamentos e a fotocoagulação por laser são os procedimentos mais manipulados pelos oftalmologistas para conter as anomalias dos vasos sanguíneos da retina, evitando assim o quadro de cegueira.

Aviso!

As descrições acima servem apenas para uso de pesquisas. Para saber mais sobre o assunto, procure orientação médica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.