Como notar que uma pessoa esta mentindo

A mentira é um dos piores atos que uma pessoa pode cometer. Quando sentimos que alguém está mentindo, a impressão que fica é que estamos sendo traídos e a inconformidade e diversas perguntas vem a tona em nossa cabeça, sendo a principal delas: “Porque você mentiu para mim?“.

Queremos sempre arrumar uma desculpa para tentar entender o porque a pessoa mentiu, mas sabemos que algo de errado está acontecendo entre a relação.

Mas como descobrir de fato que uma pessoa está mentindo? Como fazer com que ela confesse a sua mentira ou a sua”omissão”? Veja abaixo algumas indicações involuntárias que a pessoa dá quando está escondendo alguma coisa.

Comportamentos comuns de quem está mentindo

* O corpo parece ficar mais reprimido;

* A pessoa evita olhar as outras nos olhos, o olhar fica sempre em direção oposta a quem está junto a ela;

* Morder ou passar a língua nos lábios toda hora, demonstrando apreensão a algo ou a alguém;

Como descobrir que uma pessoa está mentindo?

* As mãos e os braços ficam inquietos, passando toda hora no rosto, no cabelo, dando a sensação de que pretende esconder-se;

* A pessoa demora para responder qualquer pergunta feita a ela;

* Fica com a mania de dar a resposta de forma com que repita o que a pessoa perguntou na frase – exemplo: “você usou essa blusa?”, “não, eu não usei essa blusa.”;

* Se esforça ao máximo para tentar mudar de assunto;

* Começa a ter tiques;

* Não mostra convicção no que diz ou faz;

* Se mostra emocionalmente diferente, tendo atitudes estranhas, sorrindo de situações inadequadas e proporcionando um ar de que nada que demonstra é verdadeiro;

* A pessoa começa a ter atitudes agressivas, principalmente quando são questionadas por algo.

A deixa mais fácil que uma pessoa pode dar quando ela está mentindo é quando começa a demonstrar vários pontos de contradições com suas próprias palavras e ações. 

Excesso de mentira pode ser uma doença?

Mentir de vez em quando é um sentido normal de qualquer ser humano, mas quando isso começa a se tornar muito frequente, pode indicar que a pessoa está passando por uma fase muito difícil e que poderá ficar doente. A doença causada pelo excesso de mentira é denominada como mitomania ou pseudolalia.

A mitomania é uma doença relacionada ao desequilíbrio psicológico, onde a pessoa cria um mundo somente para ela e acredita em suas próprias mentiras. Essas ações são praticadas por pessoas que possuem essa doença como forma de uma espécie de consolo em relação a realidade. Isso pode acontecer devido a conflitos familiares, a necessidade de aceitação em algum lugar, devido a baixa auto estima e a vontade de se esconder de uma realidade cruel, difícil e inaceitável.

O tratamento para pessoas que mentem demais, é realizado com várias sessões com psicólogos e psiquiatras.

Mentir é como qualquer droga, a partir do momento que é experimentada, ela vicia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.