Como não se apaixonar por um amigo

Muitas pessoas já passaram pela situação de se apaixonar por um amigo, e isso é um fato comum, pois devido ao constante contato e a intimidade que se cria numa amizade, pode se abrir caminhos para uma paixão. O amigo sempre está presente nos momentos mais importantes, sejam alegres ou tristes, e isso aumenta ainda mais o carinho que se sente pelo mesmo.

Dependendo do tempo de amizade e as condições em que ambos os amigos estejam vivendo, pode acontecer de o sentimento ser confundido por uma paixão. O ser humano se acostuma rápido com o bom tratamento, ou seja, quanto maior for a atenção recebida, os carinhos, a prestatividade, mais importância terá a presença daquela pessoa em sua vida.

proibido apaixonar por amigo o.0
Uma amizade pode ser perdida por causa de falsa paixões.

Quando porventura ocorre problemas na vida como o término de um relacionamento, ou perda de entes queridos, a pessoa fica muito sensibilizada e acaba vendo no amigo um porto seguro, onde se pode confiar e esquecer um pouco a triste realidade. No entanto, esse novo sentimento que surge pode ser o início de uma nova descoberta para caminhos felizes, ou pode causar um desgaste e confiança da amizade, algo que pode até destruí-la.

Infelizmente não há meios de saber se embarcar numa paixão pelo amigo será promissor, portanto, não vale a pena arriscar e perder anos de amizade, ao não ser que a outra parte também manifeste sentimentos recíprocos. Do contrário, a melhor forma de abafar e evitar uma paixão pelo amigo é conversar sobre o assunto e tentar explicar que prefere a amizade. Afinal, essa relação também se baseia na sinceridade e no respeito.

amigoso
Ter um amigo é ter um amor para vida inteira.

Por mais que a situação seja delicada, não é legal evitar o amigo, mas pode encontrar formas de não força uma reação quando estiverem a sós, por exemplo. Tente combinar programas com outros amigos e colegas, assim terá maior distração e não ficará pensando somente nele. Procure realizar uma atividade diferente da rotina, pode ser esporte, dança, ou até mesmo algumas aulas línguas, de reforço e etc. Estará em um ambiente novo com novas oportunidades de conhecer outras pessoas e esquecer um pouco da paixão.

Por fim é dar tempo ao tempo, pois de alguma forma esse sentimento irá embora assim como chegou, e ainda terá oportunidade de achar engraçado o embaraço de ter pensado na possibilidade de namorar o melhor amigo. Lembrando que é mais válido ter um amigo fiel que entenda seus sentimentos, do que uma paixão descontrolada que pode causar desapontamentos e desilusões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.