Como melhorar a memória?

A memória humana possui muitos mistérios e é responsável por gravar,arquivar e realizar a classificação de importantes  informações obtidas durante o decorrer da vida. A sua manutenção é realizada de forma singular, visando a rotina e as habilidades intelectuais de cada indivíduo.

O cérebro é o órgão responsável por destinar as funções da memória. O processo de memorização começa com a percepção dos estímulos que adquirimos com o tempo. Nem todas as informações obtidas são gravadas, apenas as que são classificadas como importantes para o nosso conhecimento, no caso as que são guardadas nas lembranças, chamadas de evocações. 

É importante lembrar que nem sempre as evocações conseguem ser recordadas, principalmente quando o indivíduo começa a envelhecer ou possui uma rotina muito agitada ou corrida. Nesses casos, para que a memorização funcione de maneira benéfica, é indicado que alguns procedimentos sejam realizados durante toda a vida para que, a curto, médio ou longo prazo, as lembranças não sejam esquecidas ou apagadas do nosso cérebro.

Dicas de como estimular e melhorar a memória humana 

» Alimente-se bem: a boa alimentação ajuda no processo da memorização pois deixa o corpo mais leve, saudável e eficaz. Prefira ingerir refeições leves, porque elas proporcionam mais estímulos a aprendizagem. Outro ponto importante nesse processo é beber bastante água para hidratar o corpo. Veja abaixo algumas dicas de nutrientes que ajudam nesse processo:

  • Vitamina B12;
  • Vitamina B15;
  • Vitamina C;
  • Vitamina E;
  • Colina;
  • Selênio;
  • Zinco.

» Pratique exercícios físicos: Essas atividades são responsáveis por melhorar a capacidade respiratória, a oxigenação e o fluxo sanguíneo do cérebro, deixando-o mais ativo e mais capacitado para guardar informações.

» Medite: A meditação é uma boa escolha para aliviar o estresse, a tensão do dia a dia e a inquietude. Ela é capaz de melhorar não somente o funcionamento da memória, mas também a sua percepção, agilidade motora e concentração.

Métodos e dicas de como trabalhar o cérebro para trabalhar a sua memorização.
Como estimular a memória humana?
(Foto: Reprodução)

» Faça sessões de terapia: Nelas o indivíduo consegue se livrar dos seus aborrecimentos, estresses, raiva, sofrimentos, tristezas e decepções. Assim a alma fica mais tranquila, deixando a mente aberta e livre para a obtenção de novas informações e boas evocações.

» Pratique diariamente algum jogo mental: Eles conseguem estimular o cérebro á novos desafios, além de fazer com que a atividade mental aumente, evitando a perda da memória gradativa.

» Durma bem (pelo menos 8 horas por dia): O sono é responsável por guardar as informações obtidas pelo cérebro durante todo o dia. Quando o organismo se encontra muito cansado, a sua manutenção não consegue ser realizada de forma eficaz, proporcionando alguns lapsos de memória, que se tornam cada dia mais frequentes dependendo do indivíduo.

» Evite o uso do álcool e do cigarro: Ambos os componentes são inimigos do cérebro, podendo causar a longo prazo atrofias e até mesmo isquemias cerebrais.

» Procure reviver as suas lembranças: Esse exercício funciona como uma revisão das informações guardadas na memória, deixando o cérebro mais ativo e dinâmico.

» Invente regras nemônicas: Essa técnica é muito utilizada desde os tempos antigos. Para realizá-la, basta que o indivíduo associe difíceis contextos a fáceis informações, para que não caia no esquecimento posteriormente. Esse processo facilita muito a evocação.

» Evite utilizar medicamentos para dormir: A maioria desses remédios são utilizados de forma indiscriminada, o que pode causar danos ao cérebro e por consequência, afetar a capacidade da memorização.

» Faça uma coisa de cada vez: Tente resolver um problema por vez e mantenha a calma durante um dia agitado. Faça anotações e resolva cada tópico com muita tranquilidade. Dessa maneira o estresse irá diminuir e a memorização das informações será mais eficaz.

» Escolha um bom ambiente para estudar: locais bem iluminados, calmos, organizados e silenciosos ajudam o cérebro a fixar melhor as informações obtidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.