Como meditar: Budismo Tibetano

O Budismo é uma das religiões ou filosofia de vida mais comum em todo o mundo em questões de adeptos, distribuição geográfica e influência em comunidades de modo social e cultural. Até certo tempo atrás era considerada uma religião do mundo oriental, no entanto ultimamente vem cada vez mais se popularizando e exercendo influência no ocidente.

No budismo algumas técnicas são fundamentais para que a mente seja liberada de elementos nocivos como a raiva, o apego, a ignorância, a inveja e o orgulho, uma delas, se não a principal, é a meditação.

Meditacao BUDA

Estudos científicos já demonstraram que esta técnica milenar é capaz de trazer inúmeros benefícios para quem a pratica, ajudando a combater o estresse, ansiedade, depressão, déficit de atenção e diversas outras doenças e adversidades.

Para você que deseja começar a praticar esta técnica, preparamos um tutorial completo para que o inciante siga o caminho correto para se aproveitar dos benefícios que trazem a meditação, confira:

Comece devagar

Iniciante em meditação

Descubra inicialmente qual o motivo pelo qual você deseja começar a desenvolver essa técnica. Apesar de cada pessoa possuir uma razão diferente, boa parte do público está a procura de mais calma e paz de espírito, um sentimento confortável em meio a todo o caos e correria do cotidiano.

A princípio será necessário que se parta de um programa básico e sem muita complexidade, o qual irá se desenvolver e evoluir com o tempo e a prática. A forma mais simples de meditação que a maioria das pessoas utiliza para começar é na posição sentada.

Procure evitar lugares que sejam calmos ou aconchegantes demais a ponto de fazer você cair no sono, pois a meditação requer atenção, alerta e concentração. Comece sentado no chão, com as pernas cruzas uma sobre a outra na posição borboleta, a coluna deve estar ereta.

Se prepare

Preparo meditação

A mente precisa estar alerta durante o processo para que a meditação seja aproveitada ao máximo possível, por isso não utilize álcool ou medicações que tenham princípios psicotrópicos em até um dia antes. No início é necessário tomar tal atitude até que seu corpo e mente estejam habituados a técnica a ponto de realizá-la mesmo não estando em condições ideais.

Caso você tenha acabado de realizar uma refeição ou tomar uma bebida com cafeína, aguarde o período de uma a duas horas para começar a meditar, pois a digestão interfere de forma direta na meditação. Uma boa dica é que se utilize roupas confortáveis e flexíveis que não atrapalhem a pessoa durante o processo.

O lugar

Local para Meditar

Busque um lugar calmo, onde você possa realizar sua meditação em paz, pois desta forma ficará mais simples entrar no clima do momento. Escolher um lugar que seja adequado é fundamental para que a técnica dê certo e alcance sucesso.

Somente com o tempo se poderá desenvolver a habilidade de meditar em lugares movimentados ou onde haja um grande fluxo de pessoas a volta. Claro que este não é o cenário ideal, mas pode vir a ser necessário como em situações de estresse no dia a dia do trabalho.

Para criar um clima mais agradável é possível apostar em uma vela aromática, flores, incensos ou qualquer outros objeto que te traga boas sensações, lhe dando assim uma ajuda para criar o clima perfeito para sua primeira meditação. Se possível, certifique-se de que nada irá o atrapalhar, como celulares, animais de estimação ou até mesmo outras pessoas.

incenso para meditação

Meditando

A coisa mais importante durante a meditação é manter o foco, qualquer tipo de pensamento ou memória que aparecer neste momento poderá te atrapalhar como, por exemplo, tarefas a serem realizadas, músicas aleatórias, lembranças e etc. Caso isso aconteça, não se desespere e desista, volte a se concentrar unicamente na sua respiração.

– Inspire e expire de modo que a sua respiração seja profunda calma.

– Note todas as sensações que o ato de respirar está proporcionando ao seu corpo e mente.

– Preste atenção ao modo que o seu corpo tende a expandir quando você inspira e se contrai ao expirar.

– Sinta o ar que entra pelo seu nariz e sai pela boca e como todo o seu corpo reage a tal movimento.

– Nos intervalos entre as respirações, note como o local a sua volta e todo o universo está tranquilo.

– Se os pensamentos invadirem a sua mente se foque totalmente na respiração.

Se você tiver qualquer tipo de dificuldade não se repreenda, no início é bem difícil mesmo manter a concentração. Qualquer pessoa que já meditou um dia passou por essa situação: a grande onda de pensamentos surgindo para inundar e acabar de vez com a paz interior.

Preço da Meditação

Algumas pessoas costumam se sentir frustradas por não obterem resultados imediatos com a meditação. É importante lembrar que ela não se trata de uma corrida de velocidade, mas sim uma maratona.
É possível que seja demandado algum tempo até que o indivíduo alcance a paz interior, mas os resultados são excelente e compensam todo o esforço. Com o passar do tempo meditar não se tornar uma tarefa, mas sim um prazer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.