Como marcar uma consulta pelo SUS

Posto de saúde

As consultas do SUS (Sistema Único de Saúde) devem ser marcadas nos postos de saúde para que não haja tumulto nos hospitais. Em todos os postos são separados dias da semana para que sejam feitas as marcações de consultas, em alguns Estados, o SUS já possui um programa online que permite a solicitação de consultas para evitar filas e chateações.

É previsto em lei que qualquer cidadão pode obter o cartão do SUS,  porque todos os cidadãos pagam os impostos que são destinados a saúde pública, e no caso de algum tipo de emergência, mesmo tendo um plano de saúde pago, se o paciente não conseguir ser levado para uma unidade de atendimento particular, ele deve ser automaticamente movido para um hospital público.

Cartão do SUS

SUS Consulta públicaO cartão do SUS em alguns lugares do Brasil já é um cartão magnético, que foi implantado com um sistema informatizado para que o médico quando atendesse o paciente ou ao marcar a consulta do mesmo, soubesse de toda a sua ficha de saúde, não precisando recorrer a fichas do paciente feitas a mão, facilitando o atendimento e tendo uma base sobre as doenças ou problemas que o beneficiado já teve, se ainda trata de algum malefício, se é jovem ou idoso, se possui doenças crônicas ou é hipertenso.

Com o cartão, o paciente além de marcar consultas e ser atendido nos hospitais públicos, também passou a ter direito a remédios mais baratos em farmácias credenciadas – e ainda conseguir remédios de graça nas unidades dos postos de saúde e receber medicações nos hospitais sem custo algum.

Mesmo com a consulta marcada, a norma para atendimentos é feita por ordem de chegada, tendo prioridade as pessoas idosas, as que tenham deficiências ou que sejam gestantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.