Como limpar o nome pela crefisa

Hoje, muitas pessoas estão com o nome sujo e fazem de tudo para limpá-lo, pois assim, poderão voltar a usar o crédito e principalmente a fazer compras normalmente.

Nessas horas a Crefisa é um dos recursos mais procurados, pois disponibiliza crédito às pessoas que possuem o nome sujo, porém, é necessário saber bem o que é a crefisa e como ela poderá ajudar, para não confundir com o crédito consignado oferecido por outras financeiras.

Compreenda que a crefisa possui em seu histórico uma forma de empréstimo deveras semelhante a um consignado, no entanto, com taxas de juros e regras adequadas a de um empréstimo pessoal.

Calculadora

O nome concedido ao banco de dados das associações comerciais estabelecidas em todos os estados do Brasil é o SPC ou SCPC (Serviço de Proteção ao Crédito), que tem o cadastro dos consumidores que não quitaram ou pagaram os seus débitos.

Sendo assim, quando uma pessoa descobre que o nome está sujo, em situações de cheque sem fundos protestado, deve imediatamente ir em busca de informações em relação ao número, valor e data do cheque em seu banco.

O intuito é investigar no canhoto para quem o cheque foi emitido e assim iniciar um processo para regularizar o débito e recuperar o cheque.

Veja a seguir o processo:

• Buscar pela pessoa ou empresa para normalizar o débito e resgatar o cheque.
• Com o cheque em mãos, será necessário a elaboração de uma carta com a ajuda do gerente do banco.
• A seguir, com a carta e o cheque recuperado, busque no banco as taxas precisas para a devolução do cheque, porém, protocolado e com as cópias dos documentos entregues pelo banco.
• Os dados no SPC serão regularizados, após o Banco do Brasil, incumbido de atualizar os arquivos do CCF, endereçar os documentos para o SPC.

Veja a seguir, dicas para limpar o nome pela crefisa:

dinheiro na mão

• Avalie as taxas de juros de outros bancos, caso tenha a oportunidade de ter um empréstimo consignado, pois as taxas de juros são mais em conta do que a de um crédito pessoal.
• Pessoas que possuem margem consignável e o nome negativado, precisam investigar o sistema de liberação de cada banco, dado que alguns bancos não verificam o crédito.
• Caso não exista margem consignável e o nome esteja sujo, uma opção é renegociar a dívida ou usar a portabilidade de crédito, que é quando o banco compra a dívida e renegocia, cobrando juros menores.
• Porém, se nenhuma das opções acima forem possíveis, será necessário procurar a crefisa e simular um empréstimo pessoal.

As taxas de crédito da crefisa tendem a ser maiores, logo, é importante verificar as taxas do Cheque Especial, pois, dependendo do valor da dívida, o limite aproveitado poderá equilibrar, facilitando o pagamento da mesma ao final do mês seguinte.

A crefisa, concede empréstimos especialmente aos servidores públicos, aposentados e pensionistas do INSS, porém não consulta ao SPC/SERASA, logo, não depende de margem consignável.

Sendo assim, compreenda que a crefisa não faz consignado e os pagamentos do empréstimos são débito em conta. O seu crédito é concedido às pessoas que tem empréstimo em outras instituições financeiras ou que possuem restrições no nome junto aos órgãos de proteção ao crédito.

Veja a seguir, mais exemplos de como limpar o nome no SPC e SERASA:

Cartão de crédito

• Prazo de cinco anos: O nome não ficará por mais de cinco anos nos registros de proteção ao crédito, por exemplo, SPC, SERASA, etc. Isso, segundo o Código de Defesa do Consumidor artigo 43.
• O nome será limpo da SERASA ou SPC, após três anos, das pessoas que possuem o nome sujo, por conta de um cheque sem fundo (tipos de título como cheque, nota promissória, duplicatas ou letras de câmbio), porém para que isso aconteça é necessário que as pessoas entrem com uma ação judicial.
• Ação judicial é uma opção para solicitar a remoção do nome nos cadastros da SERASA e SPC, porém essa ação judicial poderá levar anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.