Como investir meu FGTS

No ano de 2013 a Caixa Econômica Federal informou que a partir do mês de Novembro (do mesmo ano) os trabalhadores vão poder aplicar até 30% dos seus recursos do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) em algum fundo de investimento e infraestrutura, caso desejarem.

Em uma de suas informações, a CEF divulgou que “o limite da oferta pública para integralização de cotas foi dado pelo Conselho Curador do FGTS. Atualmente, tem-se autorizado o limite de R$ 2 bilhões”.

Investimento do FGTS

Segundo a CEF, o novo fundo será viabilizado por conta entre um acordo com a CVM (Comissão de Valores Mobiliários). Ambas instituições estão trabalhando para a edição da regulamentação específica desse novo investimento, que mesmo sendo muito seguro, pode apresentar riscos ao trabalhador.

Quando esse processo entrar totalmente em vigor, estima-se que os empregados poderão buscar rendimentos superior daquele concedido no FGTS, de 3% ao ano mais variação da TR (Taxa Referencial). A CEF afirma que “os investidores estarão sujeitos a riscos inerentes observados em mercado a esse tipo de aplicação financeira, tal como o de crédito e de liquidez, que poderão se refletir aos riscos dos ativos que comporão a carteira”.

De acordo com diretrizes, critérios e condições que dispõe o Conselho Curador do FGTS, os investimentos poderão ser aplicados em qualquer projeto de infraestrutura que se referem a ativos de empresas que estão situadas nos setores de rodovia, hidrovia, porto, ferrovia, energia, saneamento e possivelmente em aeroportos, segundo a Lei nº 12873/13.

Mais informações

Para saber mais sobre esse novo programa da Caixa Econômica Federal, vá até uma das suas agências mais próximas com os seus documentos pessoais ou acesse o seu site na internet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.