Como instalar ventilador de teto com controle remoto

Um ventilador de teto pode ser uma boa aquisição para pessoas que tem salas pequenas e também ajuda bastante a circular o ar. Existem vários modelos, mas todos requerem uma instalação especifica ligado a rede elétrica do local. Vejamos passo a passo de como instalar o ventilador de teto de forma tranquila e sem riscos.

instalação de ventilador de teto
Ventilador de teto pegasus

(Foto: divulgação)

Passo a Passo

1) O primeiro passo é desligar o disjuntor do local onde se queira instalar o ventilador de teto.

2) Depois instale normalmente  no teto conforme o modelo que você adquiriu.

3) Com as ferramentas adequados comece a instalar a fiação, que é a parte principal da instalação. A primeira coisa a se fazer é identificar quais os fios da lampada, os do motor e os da energia elétrica.

4) Conecte um dos fios da energia na fase 2 (neutro) e outro fio direto no interruptor, o interruptor também deve estar ligado a rede elétrica pela fase.

5)  Conecte os fios da lâmpada.

6) Caso você queria conectar dois interruptores basta ligar um ao outro e deixar os dois ligados a fase.

7) Alguns modelos podem vir com três fios no motor, nesses casos é necessário fazer a ligação dos fios HOR e ANT ao capacitor.

8) Pronto, você já tem o seu ventilador de teto funcionando. É importante não  confundir com a rede elétrica da casa e saber reconhecer a fase e o neutro.

Outras dúvidas

A instalação é bem simples, entretanto, não deve haver erros na montagem, pois, a garantia não cobre por erros de instalação.  Antes de ligar o ventilador de teto tenha certeza que tudo foi colocado corretamente. Para quem ainda tem dúvidas de como fazer a montagem, veja nestes links alguns videos que podem ajudar bastante: link da montagem do ventilador de teto. Link da montagem na rede elétrica.

Modelos

Alguns modelos podem apresentar versões pequenas, outras grandes e a  maioria delas funciona sobre 127 watts. Outras diferenças ficam por conta do controle remeto, alguns modelos antigos trabalham com frequência infra vermelho, mas os modelos mais atuais funcionam com frequência de radio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.