Como funciona o processo de inserção do coletor menstrual

O período menstrual é considerado extremamente desconfortante para as mulheres, porque além de deixar o corpo mais sensível, inchado e as variações de humor completamente desequilibradas, ainda proporciona um desconforto imenso com o uso de absorventes.

Esses produtos – sejam eles de manipulação interna ou externa – são fáceis de serem encontrados, possuem um preço consideravelmente baixo, mas em contrapartida poluem o meio ambiente e provocam processos alérgicos na grande maioria das suas usuárias.

Para tentar diminuir esses incômodos, foi criado o coletor menstrual ou InCiclo, que é um recipiente de silicone hipoalérgico e antibacteriano, que se ajusta ao corpo feminino para recolher o fluxo sanguíneo menstrual. Sua manipulação ainda é pouco utilizada, mas os seus benefícios são tremendos, segundo a opinião de especialistas na área ginecológica e suas ministradoras.

Como funciona o processo de inserção do coletor menstrual
Coletor menstrual dobrado. Modelo para ser inserido no canal íntimo.
(Créditos da foto: http://camilazivit.com.br/)

As mulheres afirmam que esse produto é extraordinário, fácil e prático de usar, não fornece alergia, diminui os odores proporcionados pelo fluxo sanguíneo e também as chances de vazamentos, mesmo para quem possui uma fluência maior e mais intensa.

Como colocar?

O coletor menstrual é maleável e para ser colocado basta apenas que sua estrutura seja dobrada, inserida no canal íntimo e soltada. Assim que fizer um barulhinho é porque o processo aconteceu corretamente.

Observação: Não é necessário que o copinho seja empurrado até o fundo do canal, como o OB.

Como o coletor deve ser higienizado?

Durante o banho, com o uso de água fervente ou fria e sabão neutro. Após ser bem enxaguado e seco, pode ser introduzido novamente ou guardado em um recipiente limpinho até a próxima menstruação.

Quanto tempo dura?

Estima-se que o coletor dure entre 5 à 10 anos, dependendo dos cuidados manipulados.

De quanto em quanto tempo ele deve ser esvaziado?

Esse período vai variar de mulher para mulher, mas indica-se que o fluxo seja coletado a cada 6 ou 12 horas. O tempo mínimo é mais recomendado para diminuir as chances de vazamento ou outras possíveis complicações, como a umidade da região que pode vir a gerar fungos.

Possui contra-indicação?

Sim. O coletor menstrual não é indicado para as mulheres que ainda não tiveram contato íntimo, porque pode causar mais desconfortos, além de romper o hímen.

O coletor incomoda?

Nos primeiros dias sim, mas o desconforto desaparece logo quando a mulher aprende a colocar o coletor corretamente, de acordo com a sua estrutura corporal.

Qual o seu preço? Como comprar?

O preço do InCiclo varia entre R$ 70,00 à R$ 100,00 reais. Sua compra pode ser realizada pela internet ou em farmácias físicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.