Como funciona o cérebro de um canhoto

O cérebro em seu formato, é dividido em dois hemisférios. O hemisfério direito é responsável pelas emoções e criatividade, enquanto que o  esquerdo está associado ao  raciocínio lógico  e um destes é responsável por comandar toda a linguagem do corpo. No caso dos canhotos, o lado esquerdo é quem realiza esse processo. Apenas 30% de todos os canhotos possuem a linguagem controlada pelo lado direito.

Mesmo com muitas pesquisas realizadas, ainda não existe uma causa específica para saber o porque as pessoas são canhotas ou destras. Cálculos mostram que se um dos pais de uma criança for canhoto, ela tem 15% de chance a mais de ser um indivíduo comandado pelo seu hemisfério esquerdo.

Avaliações mostram que a predominância da mão se dá desde quando os bebês ainda estão na barriga da mãe, pois a maioria deles já começam a optar por chupar o polegar de uma das mãos, tal como os canhotos, que preferem a esquerda.

Benefícios de ser canhoto
A partir de pesquisas feitas com canhotos, descobriu que estes indivíduos são mais criativos e tem melhor desempenho nas áreas de exatas .

(Foto: Reprodução)

O cérebro dos canhotos é estruturado de maneira singular, de uma forma que amplia a gama de quase todas as suas habilidades. Estudos afirmam que a maior parte desses indivíduos são mais criativos, inteligentes e possuem maiores habilidades em praticar esportes, em vencer jogos e várias outras atividades onde existe um grande volume de estímulo entre os competidores.

O raciocínio dos indivíduos canhotos é mais rápido que o dos destros, porque eles conseguem pensar, na maioria dos casos, com os dois hemisférios do cérebro, realizando um equilíbrio entre a razão, emoção e a dinamização de atividades.

Médicos afirmam que algumas condições em relação a saúde e ao estímulo cerebral não funcionam da mesma forma em canhotos, devido as diferentes funções que possui cada hemisfério. Que no caso é invertido observando o dos destros e ainda apresenta várias surpresas aos pesquisadores.

Curiosidades

» Canhotos representam de 5 a 15 % da população mundial;

» Diversas culturas obrigam as crianças canhotas a utilizarem a mão direita;

» Pessoas canhotas se recuperam de derrames com mais facilidade;

» Escrever com a mão esquerda na Idade Média era passível de pena de morte;

» Os esportes que os canhotos mais se destacam são o tênis, a esgrima,  natação e o beisebol.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.