Como funciona a pílula do dia seguinte?

A pílula do dia seguinte funciona como uma válvula de escape para mulheres que tiveram relações com seus parceiros e não utilizaram nenhum método contraceptivo para se prevenir de uma possível gravidez. Esse medicamento deve ser utilizado apenas em casos singulares, onde seja totalmente urgente o seu uso.

Esse medicamento funciona devido a sua grande taxa de hormônios que faz com que a ovulação se retarde impedindo a ovulação. Nos casos em que os espermatozoides já tenham realizado seus processo de fecundação, a pílula faz com que os óvulos não consigam se fixar no útero. Dessa maneira, a gravidez é evitada.

A pílula do dia seguinte é composta por 2 comprimidos. Eles possuem uma taxa muito alta de hormônio sintético para fazer efeito. O primeiro comprimido deve ser tomado em um prazo de até 72 horas após a relação e o segundo 12 horas após o primeiro. Quanto mais tempo demora a utilização do medicamento, menas eficácia ele terá.

Tomando a pílula dentro de 24 horas, a mulher tem apenas 5% de chance engravidar, em até 48 horas até 15% e até 72 horas ela tem 40% de chance de uma gravidez acontecer. 

Pílula do dia seguinte
Foto: Divulgação

Esse medicamento pode ser encontrado em todas as redes de farmácia, em postos de saúde e em hospitais públicos. Não é necessário ter receita médica para comprá-lo.

Essa pílula não pode ser tomada várias vezes no mês, pois desregula o ciclo menstrual e afeta muito o metabolismo feminino. O seu uso é destinado apenas para casos de emergência. Quando é utilizada demasiadamente, ela ainda faz com que o organismo se acostume com suas taxas altas hormonais, fazendo com que seu efeito não funcione com tanta qualidade.

É importante lembrar que a pílula do dia seguinte é um medicamento para evitar uma possível gravidez, ela não age em fator proteção quanto as doenças sexualmente transmissíveis, por isso, previna-se, use camisinha e opte por usar o anticoncepcional que é muito mais seguro, evita diversos desconfortos na mulher quando está em período menstrual e ainda ajuda a regular seu ciclo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.