Como foi realizado o primeiro jogo de basquete

O basquete ou basquetebol é um esporte de origem americana, que surgiu em 1821 nos EUA, através do professor de Educação Física da Associação Cristã de Moços de Springfield, James Naismith.

Primeiro jogo

O primeiro jogo de basquete foi no dia 20 de Janeiro de 1892. Duas equipes da associação foram formadas para a disputa da partida, porém não teve nenhum tipo de público.

Basquetebol

O segundo jogo com uma platéia formada por cerca de 200 pessoas aconteceu no dia 11 de Março de 1892, onde os alunos e os professores da associação jogaram, tendo como vencedores os alunos, com um placar de 5 a 1.

Regras e suas formalidades

Somente após o ano de 1894 os jogos começaram a ser realizados fora da associação, onde profissionais da União Atlética Amadora ficaram sabendo do esporte, começando a criar as suas regras.

Em 1896 aconteceu o primeiro jogo de basquete femiinno, onde as alunas da Universidade da Califórnia perderam para as da Universidade de Stanford.

Anteriormente, os jogos eram realizados com bolas de futebol. A primeira bola de basquete foi criada no ano de 1894 pela Chicope Falls, empresa localizada em Massachusetts.

O esporte só se espalhou pelo mundo no começo do século XX, onde começou a ser organizado campeonatos de basquete por federações e ligas. Com o tempo, a sua popularização tomou uma proporção tão grande que começou a fazer parte dos Jogos Olímpicos.

Curiosidade

Os nomes mais renomados do basquetebol em todo o mundo são Michael Jordan, Earvin Johnson Jr, Larry Bird, Karl Malone,Kareem Abdul Jabar e Wilt Chamberlain.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.