Como fazer uma resenha descritiva ou acadêmica

Uma resenha acadêmica deve ser feito seguindo alguns preceitos básicos para a formatação e a formação da estrutura da resenha, são alguns requisitos básicos para a criação de uma resenha. Na parte estrutural não precisa ser severamente seguido a risca, mas é sempre bom seguir uma estrutura já conhecida, para que o seu trabalho fique mais inidentificável e sofra menos criticas, além de facilitar o a leitura para o leitor. Para que fique mais simples, vejamos uma estrutura básica de um resenha e de suas varias divisões.

resenha
Uma resenha acadêmica deve ser feito seguindo preceitos básicos para a formatação e a formação da estrutura da resenha. (foto:reprodução)

Resenha

  1. Identifique a obra: se você está escrevendo uma resenha significa que você estará escrevendo sobre algo, é sempre importante identificar bem a obra para que não haja confusão por parte do leitor.

  2. Apresentando a obra é o autor: procure sempre fazer uma breve descrição sobre o que é a obra e sobre o seu criador

  3. Descrevendo o seu trabalho: descreva sobre o que você estará resenhando, os capítulos de um livro, número de páginas ou certo artigo, por exemplo. 

  4. Crítica sobre a obra: aqui será desenvolvido a resenha em si, expondo todo o seu conhecimento sobre a obra e sua opinião, seja favorável ou não. Você poderá criticar com o seu conhecimento ou debatendo com outros autores. Em si essa é a parte essencial da resenha.

  5. Recomendação da obra: aqui você irá expor se a obra deve ser recomendada para outros leitores ou não, fazendo uma breve opinião sobre a resenha em si.

  6. Se identificando: ao final identifique-se com seu nome, cargo e instituição em que atua, tudo de uma maneira bem simples, só colocando nomes.

Essa é a estruturação básica de um resenha, algumas pessoas costumam falar do autor após a critica, mas no geral esse ordenamento é o mais aceito na acadêmia. Agora com a estrutura básica de um resenha, podemos passar à resenha descritiva. Para desenvolver uma Resenha Descritiva basta alterar um único passo, a única diferença e que no quarto passo onde você faria a crítica, você faria uma descrição do objeto sem colocar opiniões ou observações de maneira imparcial.

Resenhas são um ótimo recurso para quem gostaria de ter certa opinião antes de adquiri-la, principalmente para os próprios acadêmicos que muitas vezes tem que recorrer às várias obras e seleciona-las rapidamente, poupando grande tempo de analise. Também pode ser muito pedido em trabalhos de faculdades e universidades, por isso é sempre IMPORTANTE lembrar de seguir as normas da ABNT (Associação Brasileira de Norma Técnicas), caso você tenha dúvidas sobre as regras da ABNT, tire suas dúvidas nesse link do site da ABNT. Lá você irá encontrar diversas informações como espaçamento, fontes, recuo, etc.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.