Como fazer uma boa redação

Uma boa redação pode ser a diferença entre passar no Enem ou em qualquer outra prova, ou não passar, só no Enem a redação representa quase metade da nota, sua importância não pode ser questionada, mas afinal de contas como fazer uma boa redação? essa é um duvida frequente e aqui vão umas dicas para aqueles que sofrem na hora que chega a redação e não tem ideia do que fazer na hora da prova.

Pratica

A primeira dica é também a mais importante, a única maneira de se ficar bom em algo e realmente praticando, pegue diversos temas e tente escrever uma redação sobre eles, uma boa dica e usar os noticiários do jornal como temas, procure fazer pelo menos duas redações por semana.

caderno de redação
Foto: Reprodução

Mantenha-se atualizado

Os temas mais comuns do Enem ou de outras provas são temas da atualidade, seja alguma noticias da televisão ou da internet ou o lançamento de algum livro de sucesso que fala sobre certa temática, fique sempre de olho no que acontece por ai e busque informações sobre tudo.

Linguagem

Outro ponto muito importante é trabalhar a linguagem, nesse ponto não há segredos, o único meio de se escrever bem e corretamente e lendo, leia muitos livros, pratique escrevendo corretamente na internet, faça uma história, é importante saber colocar acentuações corretas e ter coerência.

Correção

Se houver tempo durante a prova não opte por escrever diretamente na folha de redação, primeiramente faça um rascunho, desenvolva ideias, depois de estar tudo pronto no rascunho, corrija os erros de português, os maiores erros nem são tanto da escrita, mas sim da coerência, procure planejar o que escreve e seja claro sobre isso, depois e só passar para a folha da redação.

Senso Crítico

Talvez o mais importante em um redação e saber colocar bem a sua opinião, você não deve necessariamente concorda ou discorda do que quer que esteja falando o tempo, apenas desenvolva sua opinião, explore todas as possibilidades, tente enxerga por todos os ângulos possíveis, uma redação crítica e sempre mais interessante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.