Como fazer conserva de pimenta

A pimenta é um das especiarias mais apreciadas na culinária, justamente porque possui um sabor especial que se difere entre cada um dos tipos encontrados. Além de ser particularmente saborosas, as pimentas podem aumentam a taxa metabólica do organismo, o que se resume no aumento de queima das gorduras. Segundo estudiosos, a mesma tem capacidade de combater parasitas e não lesiona o estômago. O que muitas pessoas não sabem é que a forte característica da pimenta que é o ardor, indica justamente a propriedade benéfica que possui.

A especiaria semelhante a um fruto, pode ser consumida in natura, como condimentos ou seja, misturada a outras ervas e afins, ou na forma de conserva. Seu sabor picante, pode ser acrescentado em diferentes receitas, sendo imensamente apreciada como acompanhamento para vários pratos, principalmente os quentes. São conhecidas milhares de tipos de pimenta em todo o mundo, mas no Brasil, é possível encontrar a seguintes – pimenta preta, dedo-de-moça, pimenta do reino, malagueta, pimenta-de-bode, comari, pimenta de cheiro

conserva de pimenta
A conserva de pimenta bem feita, pode manter as propriedades do condimento.

Fazer a conserva é uma das formas práticas de ter sempre o sabor de um determinado tipo de pimenta. Além disso pode complementar pratos, adicionar e receitas ou comer em aperitivos. A conserva de pimenta pode ser encontra de diferentes tipos no mercado, mas também pode ser feita de maneira simples e caseira. Saiba como fazer uma conserva de pimenta com as seguintes dicas:

Primeiramente escolha vidros que irá utilizar e os ferva por cerca de 15 minutos , em seguida deixe-os secar naturalmente em cima de um pano limpo.

Escolha o tipo de pimenta preferida e as desinfete utilizando um litro de água e uma colher de água sanitária, deixe de molho por 5 minutos. Enxágue, seque com um pano e depois deixe por alguns minutos no sol.
Faça pequenos furos nas pimentas,para que seu sabor se espalhe na conserva.
Existem diferentes substâncias com as quais pode ser feita a conserva de pimenta:

1ª Pimenta no Vinagre
Faça uma calda com 2 copos de vinagre branco de arroz ou maçã, que tenha de 4 a 6% de acidez. Coloque uma colher de sopa de açúcar e uma colher de sopa de sal refinado. Coloque primeiro as pimentas no pote de vidro, e acrescente a calda por cima, quando e esfriar mantenha na geladeira.

2ª Pimenta no Azeite
Frite 1 dente de alho picado em um fio de azeite extra virgem. Retire das pimentas as sementes e talo e as coloque no pote, acrescente o alho. Esquente uma xícara de azeite a aproximadamente 300° e despeje no pote de vidro. Também deve se conservar na geladeira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.