Como fazer chamada a cobrar de celular para celular

Muitas pessoas utilizam o aparelho celular, mas uma parte dela ainda não sabe como realizar chamadas a cobrar. Como são aparelhos e linha diferenciadas, a ligação a cobrar de um telefone fixo necessita de uma marcação pouco diferenciada em relação a ligação feita a partir de aparelhos móveis. Os procedimentos adotados na telefonia fixa não são os mesmos das operadoras de telefonia móvel.

No serviço móvel, as chamadas que são feitas na mesma área de registro ou código nacional são denominadas como chamadas locais, já as chamadas feitas entre áreas de registro diferentes são de longa distância, pois neste caso se tem o mesmo procedimento que a telefonia fixa. A ligação a cobrar feita a partir de um celular é muito simples, só se usa um código dependendo da região para onde a ligação está sendo realizada.

telefone celular
Chamada a cobrar a partir de um aparelho celular.

Lembrando que a ligação somente pode ser aceita pelo receptor, ou seja, quem recebe a ligação tem a autonomia de aceitar ou recusar a chamada. Em alguns casos, as pessoas contratam o serviço de bloqueio para chamadas recebidas a cobrar. Essa medida evita que se perca créditos e tempo de ligação, uma vez que essa chamada será debitada na conta pré, controle e/ou pós paga do titular da linha que recebera a ligação.

Veja a seguir nos exemplos como efetuar chamadas a cobrar a partir de um aparelho celular:

Chamada local a cobrar ou para outras cidades com o mesmo código de localidade:

  • O prefixo de chamada a cobrar: 90
  • O código de chamada a cobrar :
  • Número do telefone desejado

Exemplo: 90 + 90 + Nº do telefone

Chamada de longa distância nacional a cobrar:

  • Prefixo de chamada a cobrar: 90
  • Código de seleção de prestadora disponível na região
  • Código da localidade
  • Número do telefone desejado

Exemplo: (De São Paulo para o Rio de Janeiro): 90 + 15 (CSP vivo) + 21(CL) + Nº telefone

Para realizar ligação internacional, deve-se acrescentar o código do país precedido por dois dígitos 0, e seguir o mesmo esquema acima. Coloque 00 + código da operadora + código do país + código da cidade + número desejado. Mas é bom saber em quais países são aceitas as ligações a cobrar, pois me maioria não é permitido, em algumas cidades é possível ouvir somente uma mensagem eletrônica da tentativa de ligação a cobrar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.