Como fazer a massagem cardíaca

Ter o conhecimento básico dos primeiros socorros deveria ser algo pertencente a formação de todos nós, se assim fosse grande parte dos acidentes poderiam ter seus agravantes minimizados e as vítimas o sofrimento diminuído. Todos nos trazemos em nossa essência o altruísmo, que nos leva a ajudar o próximo em situações extremas, mas para que seu socorro seja realmente benévolo é imprescindível o domínio das técnicas, mesmo que você não confie em suas habilidades, um dia alguém pode depender delas.

coração
A parada cardíaca é algo muito sério e pode acarretar em morte caso os socorros não sejam prestados.

Hoje falaremos de uma dos procedimentos primários dos primeiros socorros a massagem cardíaca, essa que é ministrada quando o indivíduo sofre uma parada cardíaca, ou seja, quando o coração para de bater, isso pode ser desencadeado por vários motivos como enfarto do miocárdio, afogamento, stress, envenenamento, choque elétrico ou choque hipocondríaco, situações que podem levar a óbito em poucos minutos, se o socorro não for feito com celeridade.

Procedimentos

O primeiro passo é saber detectar a parada cardíaca, alguns indícios podem auxiliar no diagnóstico, note se a pessoa está se queixando de dor intensa no braço esquerdo, tem dificuldade para articular a fala, se a língua esta enrolando, dificuldade respiratória, se o mesmo se encontre com dor nas costas, abdômen ou peito. Se o vitimado se encontra desmaiado tente chama-lo, se o mesmo não esboçar nenhuma reação é sinal que não há abatimentos.

massagem
imagem ilustrativa de uma massagem cardíaca.

Depois de detectar a ausência de batimentos ligue imediatamente para o atendimento especializado, em seguida inicie os procedimentos de massagem cardíaca, acompanhe a seguir passo a passo o que é necessário fazer:

⊙ Deite a pessoa em uma superfície plana de com a barriga voltada para cima.

⊙ Coloque o queixo da enferma para cima, para facilitar a retomada respiratória

⊙ Estenda os braços e posicione as mãos na porção inferior do externo, de forma que os dedos não toquem a superfície do peito.

⊙ Pressione então o externo para que ele empurre o coração contra a espinha dorsal em seguida solte

Inicie o ato com 2 respirações boca-boca em seguida faça 30 compressões, e mantenha esse ordem de  forma cíclica, a um ritmo deve ser de 2 compressões por segundo até que os batimentos ser restabeleçam. Em crianças de até 10 anos o posição de mãos é um pouco diferente, usa-se apenas uma das mãos que deve der posicionada entre os mamilos da vitima. Já em bebês usam se os dedos indicador e médio, que devem ser postos sobre o coração, no demais segue a mesma regras da operação padrão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.