Como evitar o sono na hora de estudar

Evitar o sono na hora de se concentrar para estudar pode ser um dos maiores desafios para vestibulandos ou para quem pretende fazer algum concurso e precisam estudar, algumas dicas podem ser valiosas para quem está precisando se concentrar, mas acaba caindo no sono com os livros na mão, é preciso lembrar que independente do quanto seja importante estudar, é preciso reservar as horas necessárias para garantir um bom sono e descansar o corpo.

sono
foto: reprodução

Alimentos que podem ajudar a tirar o sono

  • Coca Cola
  • Café
  • Guaraná em pó
  • Maça
  • Chocolate e outros doces em geral
  • Açaí

Esse são alguns alimentos que possuem princípios ativos que diminuem o sono e aumentam os batimentos cardíacos, dando mais disposição e melhorando a circulação.

Durma a quantidade que o seu corpo necessita

Muitas vezes vem a cabeça a ideia de passar uma noite em clara envolvido nos estudos, mas por mais que parece um bom tempo para se aproveitar vale lembrar os efeitos do sono, ele não deixa que a pessoa se concentre ou guarde informações de maneira eficaz, ou seja, mesmo que você passe a noite em claro estudando pode ser uma ação inútil e você poderá acabar esquecendo o que estudou no dia seguinte.

Procure o ambiente certo

Se você está procurando evitar o sono também deve procurar evitar os locais propícios para que ele apareça, estudar sentado no sofá ou deitado na cama deixa o seu corpo propicio ao sono, pois aquelas já são áreas que o seu cérebro memoriza como locais para isso, o ideal e ficar em uma cadeira sentando com uma mesa, ou estudar em uma escrivaninha com uma iluminação adequada.

Divida o seu tempo para não se cansar

Estudar pode ser um verdadeiro desafio, algumas pessoas não conseguem se concentrar em algo por mais de duas horas, nessas horas e bom fazer uma pequena pausa, assim divida o que está estudando em tópicos, quando alcançar um e já estiver desanimando faça uma pequena pausa e depois volte aos estudos.

Comer na hora certa

 O ideal e se alimentar pelo menos uma hora antes de dormi se alimentar muito tarde de noite podem ser prejudicial o seu corpo entrara em processo de digestão e pode ser desregulado o que pode prejudicar o sono.

Criar um ambiente silencioso

Por mais que parece uma boa ideia deixar a tv ligada ou uma musica alta para evitar que o sono venha isso na verdade pode piorar, como esses sons no ambiente podem tirar sua concentração, muitas vezes você não se concentrara nos estudo e em um momento de distração poderá cair no sono, procure criar um ambiente silencioso adequado.

Não apelar para remédios

O uso de estimulantes pode prejudicar muito a saúde, principalmente o sistema nervoso, o importante na hora de estudar não é tentar fazer o impossível e ver todo o conteúdo, mas procurar compreender dentro do seu ritmo aquilo que você está aprendendo, usar remédios para tentar ganhar algumas horinhas a mais para os seus estudos só ira prejudicar a saúde e causa graves consequências.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.