Como evitar Doença de Chagas

A Doença de Chagas ou Tripanossomíase Americana se trata de uma enfermidade bastante preocupante à saúde mundial e por vezes se faz esquecida, o que proporciona o aparecimento de novos quadros, com mais relevância em comunidades pobres, países com clima tropical (como no Brasil), acometendo com mais frequência os indivíduos que viajam muitas vezes no ano para regiões propícias a proliferação desse transtorno.

Esta doença é causada pelo protozoário Tripanosoma cruzi, inseto da Subfamília Triatominae, chamado popularmente de barbeiro. A descoberta da sua ação prejudicial em relação aos seres humanos foi findada no ano de 1909, por Carlos Chagas – importante pesquisador do Instituto Osvaldo Cruz, devido a manifestação da infecção em operários que trabalhavam no interior do estado de Minas Gerais na época.

Sintomas

Doenças de Chagas: causas, sintomas, tratamento e prevenção.
Representação do Tripanosoma cruzi.
(Foto: Divulgação)

» Febre;
» Aparecimento de gânglios;
» Crescimento do baço e do fígado;
» Alterações elétricas do coração;
» Inflamação das meninges.

Os sintomas, fase aguda da doença, duram entre 3 à 8 semanas. Em alguns quadros, a enfermidade se manifesta de maneira assintomática ou indeterminada. Na fase crônica, os sinais sempre estão interligados aos distúrbios que se manifestam no coração, esôfago e intestino.

Características

O parasita tem Tripanosoma cruzi, possui hábitos noturnos e costuma se alimentar exclusivamente do sangue de animais vertebrados. Seu habitat costuma se dar entre camas, colchões, depósitos, cascas de pau, troncos de árvores, ninhos de aves e outros demais ambientes que fiquem próximos a sua fonte de alimentação.

Transmissão

Os principais meios de contágio com a doença se dão através das fezes do “barbeiro” depositadas sobre a pele da pessoa, transfusão de sangue de doadores portadores da enfermidade, a transmissão vertical via placenta, acidentalmente em laboratórios e pelo consumo de alimentos contaminados (com mais relevância as carnes).

Assim que a contaminação é realizada, o protozoário começa a viver inicialmente no sangue, podendo posteriormente atingir as fibras musculares, com mais intensidade na área do esôfago, intestino e também do coração.

Diagnóstico

O diagnóstico da enfermidade é realizado através de uma anamnese, via exame de sangue ou pela presença de anticorpos no soro.

Tratamento

O tratamento da enfermidade em sua fase aguda (quando o parasita ainda está no sangue) é ministrado com medicamentos, para que seja realizada a eliminação do Tripanosoma cruzi. Já nos quadros crônicos (quando o parasita está nas fibras musculares), os métodos utilizados se voltam para o controle dos sintomas, evitando assim maiores complicações ao paciente, como a sua morte.

Prevenção

» Consumir alimentos de boa procedência, sempre bem higienizados e dentro da validade;
» Usar telas de mosqueteiros com inseticidas, principalmente nas regiões rurais e propícias para o desenvolvimento e reprodução dos barbeiros;
» Evitar que o inseto se abrigue dentro da residência e/ou em suas proximidades;
» Combater o inseto transmissor;

Atenção!

Os dados descritos acima correspondem apenas a um informativo. A automedicação NÃO se faz recomendada. Caso algum dos sintomas sejam constatados, procure ajuda médica imediatamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.