Como evitar a dor de ouvido no avião

Quando uma pessoa viaja de avião, pode se sentir muito incomodada com dores que acometem o ouvido, evento este mais comum e perceptível nas primeiras viagens. As crianças são as mais prejudicadas, justamente porque possuem seus sistema de audição ainda em formação. Ao subir e/ou descer, a aeronave sofre variações de pressão, que acabam se estendendo até os orifícios do ouvido médio, por isso ocorre a dor.

Nos ouvidos, existe um pequeno canal que designamos por Trompa de Eustáquio que tem a função de ligar o ouvido médio ao nariz ao ouvido médio, fazendo uma proteção da cavidade, principalmente nas situações de diferenciação de pressão, que comumente se altera na medida em que se muda de altitude. A trompa então sofre uma disfunção, comprometendo o barotrauma do ouvido médio, que reverte a pressão em forma de dor e ensurdecimento. 

viajando

As variações da pressão atmosférica que acontece na decolagem ou aterrissagem, podem gerar desconforto e algumas dores nos ouvidos.

Como não dá para conter a diferença de pressão que ocorre, o passageiro precisa utilizar algumas medidas como forma de diminuir os efeitos desse incômodo evento. As técnicas usadas ajudam a reajustar o impacto causado pelas diferenças de pressão, a primeira é denominada manobra de Valsalva – se inspira, aperta o nariz, e mantendo a boca fechada faz força para que o ar saia do fundo da garganta.

Outra atitude preventiva, está na aplicação de um spray nasal recomendado para diminuir o entupimento do nariz, isso aproximadamente meia hora antes do avião decolar. Agindo assim, estará liberando a passagem que fica entre os seios perinasais e o ouvido médio, fazendo com a pressão sentida seja reequilibrada. Movimentos de mastigação e bocejar também ajudam a melhor o equilíbrio, por isso que muitas pessoas recomendam o uso de gomas ou pastilhas de mascar quando vão viajar de avião, realmente funciona.

Pessoas alérgicas tendem a sofrer mais com essa variação de pressão, além de sentir dor, ainda podem apresentar eventos de coceira, espirros, e tosse. Portanto, as mesmas devem ingerir muito líquido, água e sucos, evitando as bebidas alcoólicas pois promovem a desidratação do organismo. Alguns dos sintomas podem ser sentidos por várias semanas, dependo da intensidade do problema, o ideal é consultar-se com um médico especialista, como forma de comprovar se está tudo bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.