Como estimular uma pessoa com alzheimer

A doenças de Alzheimer é um mal que atinge pessoas com idade avançando causando sintomas como perca da memória, perturbações de sono, agitação, depressão, confusão, e em alguns casos, comportamentos agressivos. Alzheimer ainda é uma doença sem cura, apesar o bom avança cientifico em relação aos seus estudos, entretanto algumas pequenas ações podem ajuda a estimular uma pessoa com Alzheimer vejamos algumas delas.

Estimulação mental

Podemos dividir a memória em memória recente, memória imediata e memória remota. A memóra imediata, assim como o próprio nome diz e a menos duradoura, se não houver uma repetição é facilmente esquecida, a recente e uma memória mais duradoura que pode ser de minutos a anos, pode ser uma simples noticia ou simplesmente o que você comeu recentemente, já a remota e a mais fixa, onde se encontrar os conhecimentos adquiridos na vida. Com alguns exercícios simples você pode estimular cada uma delas

doença

Memória recente

Para estimular a memória recente, associações com palavras são o mais recomendado, elas podem ser estimuladas de maneira auditiva ou visual, geralmente a visual surti um efeito maior, o doente nunca deve ser forçado, se ele não conseguir com três palavras, por exemplo, diminua para duas e não o pressione mesmo que ele demore para identifica-las.

Memória imediata

Alguns exercícios podem ajudar como criar uma ordem de números e fazer o enfermo decorar a ordem de números e repeti-los, outra forma de exercício e criar uma lista de palavras que vá de uma fácil para uma mais extensa e fazer o doente soletra-las na ordem e depois na ordem inversa, outro estimulo e mostra uma serie de objetos e criar uma ordem para que seja repetidas, organize-as em grupos para facilitar, outro estimulo mais avançado e criar um código de letras e numero e com muita paciência fazer o enfermo decifra-lo.

Memória remota

Faça exercícios com o seus familiares, criando questionários de nomes de parentes próximos como mãe, esposa, filhos, etc. outro estimula são fazer com que ele fale das próprias histórias, localizando tempo e espaço. Pegar uma fotografia e pedir para que o doente identifique as pessoas da foto também é um bom exercício, tente pegar uma foto que tenha mais significado, Por ultimo tente fazer exercícios com a distribuição do tempo ou de medida, por exemplo, quantas horas tem um dia? Quantos dias tem um ano? Etc…

Atividade física

Estudos recentes mostram que atividade física pode contribuir para estimular o paciente com Alzheimer, mas como essa doença ataca pessoas com uma idade mais avançado antes de praticar qualquer exercício e bom saber os limites em que se podem chegar atividades desde uma caminhada até a pratica de esportes pode contribuir muito para melhorar o quadro do paciente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.