Como entrar para academia de Policia Militar

As Academias de Polícia representam as escolas de treinamento especializadas que oferecem uma série de cursos com o objetivo de certificar determinadas pessoas como oficiais de imposição da lei. Embora seja um ótimo investimento em carreira, condições de trabalho e vida, ingressar numa academia é um tanto quanto difícil, pois requer uma série de quesitos a serem cumpridos.

Para entrar na Academia de Polícia Militar é preciso realizar a inscrição para prestar o concurso público da área. A idade adequada e que deve estar determinada no edital do concurso é de 18 e 30 anos. Também precisa ter concluído o Ensino Médio, medir descalço no mínimo, 1,60 metros e altura se for mulher e 1,66m se for homem. As provas apresentam questões subjetivas e objetivas das disciplinas de história, geografia, português, matemática, ente outras.

policiais em forma de pelotão.
Polícia Militar

Após as provas escritas, se o candidato alcançar a média ideal, o mesmo será submetido aos outros exames de admissão, como o teste de aptidão física – TAF, onde se verifica o condicionamento físico geral do candidato. São exigidos a realização de abdominais, corrida de 50 metros, prova de salto em extensão e exercícios na barra. Sinda se tem o teste com prova de natação e alguns casos até mesmo um treinamento de operação enchente.

TAF PM - Exercícios.
Os testes físicos são eliminatórios.

Aprovado no TAF, o candidato passa por uma avaliação dos exames requisitados, que comprovem saúde plena para exercer o cargo, nesse exame também é verificado se o candidato possui tatuagem, a mesma não pode estar em lugar visível e não pode conter detalhes que atente contra a moral e os bons costumes. Também é feito o exame psicológico, classificatório e eliminatório.

Passando em todas essas fases, o candidato ainda terá a última avaliação que consta na análise de antecedentes criminais, avaliação dos títulos requeridos na pesquisa documental e pesquisa social onde se verifica a conduta, comportamento e vida social do candidato através da informação adquirida por vizinhos, ex-professores, e etc. Ao ser selecionado, o candidato é aprovado para entrar na Academia de Polícia Militar.

O curso dura cerca de quatro anos, onde o candidato poderá se aperfeiçoar para atuar corretamente dentro da profissão de Policial Militar. São oferecidos conhecimentos de política, direito, administração, estatística, estratégia, psicologia entre outros, distribuídos em mais de 6.500 horas de estudos. O aluno da academia ainda precisa tirar as notas exigidas pelas normas, que é de pelo menos oito em cada matéria.

PROVAS PM Concurso.
Nas avaliações, é classificado o candidato com maior pontuação.

Os alunos são capacitados para executar bem as ações voltadas ao policiamento ostensivo, e também aprendem tudo sobre a preservação da ordem pública. Seguem as regras do exército, como raspar a cabeça no caso dos homens quando recrutas e as mulheres não podem utilizar acessórios que destacam no cabelo, bem como qualquer tipo de maquiagem. As aulas são ministradas de segunda à sexta-feira no período das 7:00 às 17:00 horas, no primeiro ano o regime seguido é de internato, depois passa a ser de serviço externo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.