Como eliminar cupins: Do solo, Da madeira, Dos Moveis

Os cupins representam uma das espécies de insetos que mais causam danos ao ser humano, embora não sejam prejudiciais a saúde, provocam perdas de móveis, pisos, e tudo o que é feito com madeira presente em um determinado ambiente. Além de se implantarem dentro de um imóvel, também formam ninhos na área externa, onde é possível encontrar até 15 metros de circunferência. Dentro do ninho é muito ventilado e confortável, pois o mesmo é feito para manter uma temperatura ideal dos insetos.

Pertencentes da ordem Isoptera,os cupins são insetos que habitam a Terra há pelo menos 250 milhões de ano, como indicam os registros fósseis já encontrados. Puderam ser catalogados aproximadamente 3000 espécies de cupins, e de todas essas, 4 são potencialmente pragas sinantrópicas, o que significa que as mesma vivem próximas as moradias. Por serem animais muito bem organizados, os cupins acabam dificultando o seu descobrimento, por isso é difícil eliminá-los a primeira tentativa.

Todos os cupins possuem uma característica em comum, são todos decompositores, capazes de reciclar matéria orgânica e ao mesmo tempo areiam o solo, no caso dos cupins de solo, quando os mesmos constroem suas galerias. Ainda podem se alimentar de madeira viva ou morta, sementes, húmus, gramíneas e até raízes das plantas, o que gera grandes problemas, nas construções civis e dentro das plantações.

Os ninhos são sólidas colunas, tudo muito bem elaborado, tudo para proporcionar o melhor acomodamento e segurança dos cupins e de sua rainha. Sempre estão se reproduzindo, mas em dias de tarde quentes, costumam liberar cupins com assa que irão formar nova colônias. Para identificar se existe presença de cupins em casa ou ao redor, é preciso ficar atento a alguns detalhes, como túneis nas estruturas, presença de grânulos próximo as portas de madeira e móveis, além de pequenos orifícios circulares.

dedetização profissional
Afim de evitar novos focos, sempre se pode requisitar inspeção cupins anual feita por um serviço profissional de controle da praga.

Por causa dos inúmeros prejuízos que podem ocasionar, os cupins precisam ser eliminados o quanto antes do imóvel ou se estiverem próximos a residências e plantações. Evita danos materiais e também previne contra possíveis desastres na estrutura das casas, o que põe em risco a segurança física das pessoas. Existem diferentes formar de acabar com os insetos, cada qual possui um determinado procedimento e grau de eficácia.

Em todo caso é preciso criar uma barreira química próxima ao local que esteja infestado. Lembrando que somente é possível destruir uma colônia se a técnica utilizada eliminar a rainha, portanto, em todas as medidas tomadas deve-se ter esse controle, seja com ou sem o uso de produtos como venenos, e etc. Quando se trata de infestação muito profunda, é recomendável buscar serviços especializado, pois possuem recursos e técnicas mais ideais para cada caso.

Quem se dispuser, pode utilizar algumas dicas interessantes que resolvem o problema por determinado tempo. Para eliminar cupins de maneira caseira, basta seguir as seguintes informações:

  • Cupins de solo – Aplique utilizando luva e óculos, uma quantidade relativa de alvejante nas colônias. As substâncias tóxicas do produto irão matar os insetos.
  • Cupins em madeira e móveis – Pode eliminar alguns cupins utilizando spray inseticida. Mas esse método não resolve de prontidão o problema. Também pode se usar uma seringa com veneno para cupins, e aplicar seu liquido nos furos e orifícios feitos pelos cupins. Os insetos irão se contaminar mutuamente.

O profissional que trabalha com dedetização de pragas é o mais indicado para realizar essa eliminação total. Possuem experiência e técnicas mais precisas, podendo até utilizar em peças de mobiliário temperaturas de calor ou frio, o que pode acabar com a sobrevivência dos cupins. Também pode se utilizar medidas preventivas para evitar o surgimento e infestação de cupins, como usar madeiras naturalmente imunes a cupins, tipo o jacarandá, pau-ferro, sucupira, copaíba entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.