Como educar um cachorro que come tudo

O adestramento de cães é um processo bastante eficaz e produtivo, pois trabalha e proporciona o bom comportamento de animais domésticos, visando melhorias de vida para o bichinho e muitas facilidades para o seu dono, como a comunicação e entendimento entre ambos.

Um dos hábitos que são contidos com a realização desse processo é a mania incessante que os cães possuem de morder e roer tudo aquilo que veem pela frente. Esse comportamento é bastante comum enquanto são filhotes, mas pode se estender durante todo o seu crescimento, causando grandes prejuízos a mobilha da casa, sapatos, roupas e outros inúmeros objetos.

Dicas para educar um cachorro que come tudo
Cão filhote.
(Foto: Reprodução)

Uma das razões que provocam esse ataque canino é o nascimento dos dentes e a sua troca, procedimento que ocasiona coceira e outros diversos desconfortos ao animal e, para aliviá-los, a prática mas eficaz é morder qualquer coisa que estejam ao seu alcance. Manias, medo, fobia, problemas dentários e outros fatores também podem provocar esse comportamento (principalmente em cachorros adultos), portanto, fique atento aos sinais dados pelo cão.

Dicas educacionais

Abaixo, veremos alguns métodos utilizados para ensinar o cachorro a não roer e morder as coisas. Veja:

Brinquedos

Compre brinquedinhos (como bolinhas, ossos naturais defumados, etc) para o cão e ensine ele a se divertir com esses objetos. Sempre que ele morder algo que não possa, diga não e dê o brinquedo. Assim ele associará que somente aqueles pertences podem ser roídos.

Lembre-se que mesmo sendo brinquedos, o essencial é ensinar o cão a brincar e não a destruir os seus próprios pertences.

Sprays

Pegue borrifador de líquidos, adicione água e sempre que o cão morder algo que não pode, borrife o conteúdo em sua face, dizendo um não bem firme. Dessa maneira, ele irá saber que sua atitude é incorreta e que não deve fazer isso.

Troca

Sempre que o cão estiver com algo na boca, não vá correndo e gritando para chamar sua atenção, pois isso fará com que ele engula o objeto, correndo o risco de engasgar. Opte por se aproximar de mansinho com um petisco e faça com que ele troque o objeto pelo alimento.

Dessa maneira, sempre que a mão for aproximada da face do cão e a palavra troca for dita, o cão saberá o que fazer.

Exercícios

Pratique exercícios com o seu cão. Ensine-o a sentar, deitar, rolar e vários outros comandos, levando todo o processo com muita dedicação e recompensando-o com um petisco sempre que suas ordens forem obedecidas.

Observação: Sempre que puder, brinque com o animal, pois ele necessita muito de atenção para ser saudável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.