Como é o mosquito da dengue

O que transmite a Dengue é o Aedes aegypti, um pequeno inseto com menos de um centímetro, aparentemente inofensivo, mas que pode causar muitos danos a saúde, inclusive é através dele que se contrai a febre amarela que dependo do grau pode causar a morte de um indivíduo. A doença da Dengue é caracterizada como infecciosa causada por um arbovírus, tendo maior incidência e regiões tropicais e subtropicais, principalmente em períodos da estação do verão, quando há acúmulo de poças de água após dias chuvosos.

O mosquito responsável pela picada é a fêmea do Aedes, que infectada com o vírus transmissor da doença, vai disseminando o vírus de uma pessoa para outra, uma vez que o mantém em sua saliva. Mas o homem não pode transmitir a dengue através de secreções, e nenhum contato direto com uma pessoa sadia. O mosquito costuma picar nas primeiras horas da manhã e nas últimas da tarde, pois evitam se expor ao sol. Apesar de ser semelhante ao um pernilongo, a picada do mosquito da dengue não é dolorosa e também não coça.

mosquito aedes
Características do mosquito Aedes aegypti facilitam sua identificação.

O inseto possui quatro fases de ciclo de vida – ovo, larva, pupa e adulto. As larvas são desenvolvidas em água limpa ou suja que esteja parada. Na fase do acasalamento, é momento em que as fêmeas buscam consumir sangue para poderem desenvolver seus ovos, e neste momento ocorre a transmissão da dengue. Para evitar o contágio, é importante descartar os focos, locais em que pode ser utilizado como criadouros das larvas, pois seu desenvolvimento ocorre rapidamente.

Lembrando que o ovo do mosquito é muito resistente e pode sobreviver até 450 dias, mesmo se o local estiver seco. Portanto além de esvaziar recipiente que acumulam água, também é preciso lavar com água e sabão. Utilizar repelentes, mosquiteiros e outras formas que evitam o contato do mosquito, são medidas eficientes para não receber a picada. O mosquito pode ser identificado a través de suas características – tem em média, 0,5 cm de comprimento, de cor preto ou café com pequenos riscos brancos no dorso, na cabeça e nas pernas.

As asas do mosquito são translúcidas e os mesmos emitem um ruído que não possível ser ouvido pelo o humano. O macho consome frutas e vegetais adocicados, já as fêmeas se alimentam propriamente de sangue animal. Após 5 a 6 dias de ser picada a pessoa começa a apresentar os sintomas da Dengue – febre alta, forte dor de cabeça, dor atrás dos olhos, perda do paladar e apetite, manchas na pele, náuseas, tonturas e indisposição. A o observar esses sintomas deve se procurar orientação médica o mais rápido possível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.