Como é montado o aparelho ortodôntico

O aparelho ortodôntico é indicado para pessoas que necessitam corrigir a carga dentária, tal como algumas outras anormalidades bucais. O seu mecanismo é formado por várias peças que fazem a movimentação/tração dos dentes, realizando assim o seu alinhamento pela correção da mordida do indivíduo.

Através da alta tecnologia, a sua estrutura vem mudando constantemente, proporcionando a escolha de vários tamanhos e cores para o aparelho fixo, que será destinada pelo dentista de acordo com o problema de cada paciente.

Como ele é montado?

Antes de qualquer coisa, é necessário que a pasta com a radiografia e com os moldes da boca sejam feita, para que o dentista avalie como será o tratamento do paciente.

Aparelho ortodôntico: informações e dicas.
Módulos sendo colocados nos brackets.
(Foto: Reprodução)

Após esse processo, o ortodontista irá marcar uma consulta para realizar a limpeza dos dentes do paciente para deixá-los aptos a receber os brackets. Essas peças feitas de metal ou cerâmica são colados nos dentes com uma cola especial para o procedimento. Depois o dentista passa o fio ortodôntico ao longo de cada bracket que são presos por elásticos, denominados como módulos.

Essas “liguinhas” são encontradas nos consultórios em várias cores, que o paciente irá escolher a cada troca ou manutenção que acontece aproximadamente de mês em mês (ou em períodos mais curtos).

O aparelho machuca?

Nos primeiros dias em que o aparelho é colocado e todas as vezes que a sua manutenção é realizada, ele proporciona alguns desconfortos nos indivíduos. Normalmente, os dentes parecem ficar um pouco moles e sensíveis, as bochechas , os lábios e a língua podem entrar em atrito com os “ferrinhos“, podendo causar pequenos ferimentos.

A salivação do paciente também costuma aumentar nesse período, mas tudo isso passa em menos de uma semana. Com o tempo a boca vai se acostumando com o aparelho e os desconfortos vão ficando menores e quase imperceptíveis.

Alimentação

Nos dias em que os dentes estiverem um pouco moles, será meio difícil comer alimentos sólidos, mas em poucos dias a mastigação voltará ao normal. A ingestão de alguns produtos podem danificar o aparelho, tal como chicletes, balas, chocolates, doces grudentos, duros, entre outros. O consumo do refrigerante também deve ser realizado de maneira moderada.

Como limpar o aparelho?

Mesmo sendo mais trabalhoso e demorado, é necessário que a higiene da boca seja realizada ainda com mais frequência, pois o mesmo acumula comida, podendo causar vários problemas a saúde bucal.

» Escove os dentes após todas as refeições;

» Troque a escova a cada três meses;

» Faça o uso da escova interdental recomendada pelo dentista para limpar entre os componentes do aparelho fixo e a superfície do dente;

» Passe o passa-fio pelo menos três vezes ao dia antes da escovação para retirar a placa entre os dentes e o resto do alimento;

» Utilize sempre anticéptico bucal após as escovações;

Dicas

Não morda nenhum tipo de objeto duro (nem na mastigação, muito menos para abrir qualquer coisa que seja), pois pode causar danos aos aparelho. Caso isso venha a acontecer, ligue para o seu dentista e ele saberá o que fazer. Em alguns casos, o conserto dos brackets são cobrados pelos dentistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.