Como é formado a chuva de granizo

A chuva de granizo é um vento natural, que ocorre com maior incidência nas regiões de clima mais frio, como o Sul do Brasil. O granizo se define como uma das formas de precipitação atmosférica, caraterizado como fenômeno meteorológico, onde se tem o solidificação do gelo. Apesar de ser um evento comum, o mesmo acontece a partir de pequenos processos naturais.

pedras de granizo
Dependendo do tamanho das pedras de granizo, a chuva desse tipo pode vir a causar vários danos.

A formação do granizo se dá nas nuvens, mas somente as do tipo cumulonimbus, que implica nas nuvens provenientes das tempestades. Localizada bem no interior das nuvens, estão as correntes de ar ascendentes e descendentes que ficam encaminhando o vapor d’água condensado acima do que se denomina como linha Isotérmica, onde se tem 0ºC e em seguida são arrastados para abaixo desta linha.

Quando o vapor está acima desta linha, as gotículas de água acabam se congelando e depois caem, seja por causa do seu peso ou por causa da impulsão da corrente descendente. Nestas subidas e descidas, o granizo acaba derretendo e congelando de novo, num processo contínuo de aquecimento e resfriamento, podendo de estender até mais de 5 vezes.

Veja no vídeo o processo de formação do granizo:

Cada vez que isso acontece são absorvidos mais umidade, criando várias camadas de gelo até que as bolas de granizo alcançam uma proporção que e impossível de ser sustentada na corrente e os caem ao solo. Se ficarem na parte mais baixa das nuvens e o solo as pedras de granizo se expõem à temperatura do ar e podem ser aquecidas, onde são possivelmente derretidos.

Qual o tamanho de um granizo ?

As pedras de granizo podem chegar a um tamanho muito representativo, dentro de sua variabilidade. Podem ser encontradas pedras de granizo com 5mm de diâmetro até o tamanho semelhante a de uma bola de tênis. Na cidade de Bangladesh foram registradas pedras com o maior tamanho já visto, de 5kg, um fenômeno tão significativo que acabou ceifando a vida de várias pessoas, cerca de 800, além de deixar muitos feridos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.