Como é formada a urina

A urina é um modo de eliminação de substancias comuns a todos os mamíferos, essa eliminação é essencial para a manutenção do bem estar e para a retirada de substancias prejudicial.

Se o corpo humano é formado por 70% de água, a urina em si é formada por 95% por cento de água na qual o outros 5% são formado por substancias que devem ser eliminadas como ureia, toxinas, sais minerais, entre outra. Quase tudo que é liquido e ingerido no seu corpo e aproveitado, por isso essa porcentagem acaba ficando baixa.

Manupulação de urina

A formação da urina se da através dos rins, o sangue após ter recebido as substancias é levado até os rins, onde passa pro um processo de purificação que ocorre nos nefrônicos, nesse processo as substancias são separadas ajuntamento com uma boa quantidade de água, depois de separada essas substancias o sangue volta para a circulação já purificada e as substancias restantes são levadas pelos ureteres até a bexiga onde fica armazenada até ser eliminada pela uretra durante o processo de se urinar.

Através da urina podemos obter muitas informações sobre o que pode estar ocorrendo em nosso corpo, pois quase toda as substancias absorvidas por nosso corpo passam pelos rins, por isso tal é a importância de exames de urina, por exemplo, ali irá passar qualquer substancia incomum.

Em um adulto saudável é normal a eliminação de 1000 a 2000 ml de urina por dia, a falta de produção de urina pode ser consequências de casos graves como tumores que obstruem a saída do liquido, assim como o excesso de urina também podem ser sintomas de vários problemas desde uma simples infecção urinaria até câncer ou síndrome de Fanconi.

Em casos como urina acompanhada de sangue ou urina frequentemente escurecida, são sintomas de que algo pode estar errado, e recomendado a procura de um medico para que o problema seja encontrado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.