Como é formada a chuva acida

A Chuva ácida é um grande problema ambiental dos tempos modernos. As precipitações já possuem uma acidez natural, graças a uma baixa concentração de Dióxido de Carbono (CO2) atmosférico, chegando a um PH abaixo de 7, mas a queima de combustíveis fosseis, principalmente pelos veículos e fabricas, acaba por lançar mais dióxido de carbono (CO2), óxido de nitrogênio(NOx) e dióxido de enxofre (SO2), esse problema é ainda mais grave nos grandes centros urbanos onde a emissão de poluentes maior.

Até a década de 1990 os Estados Unidos eram os que mais sofriam com as chuvas ácidas, mas com rápido processo de industrialização visto no continente asiático a China passou a levar esse titulo nada glorioso, o principal fator contribuente para isso é o grande uso do carvão mineral na matriz energética do país, visto que é a maior consumidora desse tipo de combustível no mundo.

Chuva ácida é um fenômeno que provoca danos não apenas ao homem mas a todo o meio ambiente.
Chuva ácida é um fenômeno que provoca danos não apenas ao homem mas a todo o meio ambiente.

Como se forma a chuva ácida 

Após os gases poluentes chegarem a atmosfera se ajuntam ao vapor d’água, formando acido nítrico (HNO3)e acido sulfúrico (H2SO4). Com as precipitações o ácido é transportado para terra juntamente com os pingos, neblina ou  neve, dando cerne a denominado chuva ácida.

Devido ao movimento das massas de ar, a chuva ácida nem sempre acontece no local onde receberá acidificadores, podendo assim ganhar outras coordenadas. No Brasil, Rio de Janeiro e São Paulo são os Estados acometidos em maior grau pelo fenômeno devido serem os maiores consumidores de carvão e petróleo.

ácida
corrosão provocada pela ação de chuvas ácidas

Efeitos

Os efeitos danosos da chuva ácida são vários, começando pela deterioração de edifícios e monumentos históricos, temos como exemplo a Acrópole ateniense, o Taj Mahal na Índia e o Coliseu em Roma.  A saúde do homem os prejuízos não são menores, metais tóxicos liberados pela precipitação podem alcançar os fontes de água potável e pode causar sérios danos ao nosso organismo, refletindo também em todos os ecossistemas do local. No meio ambiente os ácidos podem   matar árvores abrir clareiras, e paulatinamente destruir uma floresta, os mananciais e lagos também são demasiadamente prejudicado, as vezes atingindo níveis de acidez tão altos que a vida ali se torna escassa.

Nos últimos tempos esses efeitos vem sendo sentidos com maior assiduidade e vigor no mesmo ritmo dos aumentos do uso dos combustíveis fosseis. Com as novas discussões em torno de um desenvolvimento sustentável, abriu leque para inclusão de fontes energéticas renováveis, que também refletiria positivamente as precipitações ácidas. Na verdade haveria a necessidade de mudança na matriz energética dos países e enquanto isso não ocorre o fenômeno parece irremediável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.