Como é feito o teste de HIV via oral

Uma das enfermidades mais preocupantes do mundo é o HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana), seus efeitos são completamente nocivos para a saúde, promovendo sérios danos aos sistemas e tecidos do organismo dos seus usuários, podendo levá-los a óbito nos quadros mais graves.

Quando seu estágio se apresenta de maneira mais intensificada, faz com que o indivíduo desenvolva a Aids, disfunção caracterizada por agredir profundamente todo o sistema imunológico, fazendo com que ele não consiga defender a estrutura corporal de outras doenças.

Como é feito o teste de HIV via oral
HIV.

As células que são mais atingidas nesse processo são os linfócitos T CD4+. O desenvolvimento da disfunção faz com que essas particularidades se alterem com a presença do HIV e se proliferem demasiadamente, alarmando infecções em todas as regiões da compleição física.

Por se tratar de algo tão preocupante e que provoca elevados índices de mortalidade no planeta, milhares de pesquisas vem sendo articuladas para o diagnóstico precoce e ágil desse lentivírus, fazendo com que os especialistas consigam executar métodos de tratamento no estágio inicial e mais leve da enfermidade, diminuindo os seus prejuízos e riscos para a saúde do paciente.

Dentre as saídas trabalhadas nesse processo, podemos citar o teste oral para a detecção do HIV. Sua manipulação já vinha sendo feita em redes hospitalares particulares e a pouco tempo começou a ser utilizada nos centros públicos pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

O Ministério da Saúde informa que esse exame é muito fácil de fazer (onde os profissionais extraem fluídos da gengiva e da bochecha para análise com hastes coletoras) e que seu resultado sai em 30 minutos aproximadamente, podendo ele ser positivo ou negativo.

Recomendações pré-teste

» Escovar bem os dentes 30 minutos antes.
» Evitar consumir qualquer tipo de alimento ou bebida.
» Evitar o fumo.
» Evitar inalar substâncias.
» Remover o batom dos lábios.
» Não executar nenhuma atividade que deixe resíduos na boca.

Atenção!

No ano de 2015 os testes estarão disponíveis nas farmácias de todo o país, contendo em sua embalagem uma bula com todas as orientações para a realização adequada do exame. Caso a resposta seja positiva, é imprescindível que a ajuda médica seja procurada o quanto antes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.