Como é feito o processo de refrigeração e congelamento

Os processos de refrigeração e congelamento são comumente utilizados na conservação da temperatura de um ambiente. Entretanto, cada um deles possui um processo utilizado para efetivarem sua função. O sistema de refrigeração, por exemplo, pode ser composto de evaporador, ventilador, condensador, dispositivo de expansão ou ainda ser mecanismo central de outros sistemas.

Na refrigeração, a temperatura dos corpos ou dos fluídos é diminuída. O processo pode ser feito a partir de diferentes princípios físicos – através da transmissão termodinâmica no qual o resfriamento de substâncias acontece quando as mesmas entram em contato com corpos em uma temperatura baixa – evaporação de substância que provoca um aumento de temperatura e por fim o declínio da temperatura por causa da dilatação rápida dos gases.

ventilador

O ventilador efetua a circulação do ar, fazendo com que o mesmo se torne resfriado, ou seja, também é um processo de refrigeração.

A refrigeração ainda pode ser feita quando o se faz a transferência de demasiado calor de um local, ao dissipá-lo. Esse procedimento faz com que o calor passe de um corpo mais quente para um mais frio espontaneamente sem causar danos. Pode ser por meio de condução, onde as moléculas do corpo repassam a própria energia térmica e por convecção, as moléculas do fluido migram através do ambiente no qual está condicionado.

A refrigeração é muito utilizado no armazenamento temporário de diferentes mercadorias perecíveis. É capaz de diminuir a proliferação de bactérias nos alimentos, conservando suas propriedades em intacta preservação. Se a temperatura fica abaixo do ponto -60 ° C, o processo se transforma em congelamento,outro método utilizado para conservação, em destaque de alimentos.

carne congelada
O processo de congelamento consegue retardar a deterioração dos alimentos.

O congelamento se inicia quando se retira o calor de um determinado alimento até que o mesmo alcance o seu ponto de congelamento. Cada tipo de massa, tem um ponto diferente, uma vez que os tecidos celulares apresentam um teor de água livre muito alto. Sendo assim, a parte fluida extracelular sofre o congelamento em primeira estância, logo a água presente vai sendo transformada em gelo.

A congelação também se realiza a partir de fases – o resfriamento até chegar ao ponto de congelamento, onde se faz a extração do calor e a aplicação de frio, estabilizando a temperatura final. Para ser congelado, o alimento pode ser condicionado a um ambiente em temperatura inferior a -60º C, pode ser submetido num ar forçado em alta velocidade ou ainda ser imergido em substâncias que causam o congelamento – solução de salmoura ou glicol à baixa temperatura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.