Como é feito o ecocardiograma

O Ecocardiograma é um dos exames realizados para avaliar o estado do coração. Especificadamente, o Ecocardiograma sob Estresse Farmacológico demonstra a contração do coração em repouso e também em esforço máximo, evento este que pode ser associado com o exame de esforço físico feito numa esteira ergométrica. Na verdade, se resume em um exame de ultrassom do coração, no qual o paciente utiliza de alguns medicamentos como o dipiridamol via intravenosa, para ajudar na visualização.

A principais indicações para a realização do exames são para os casos em que se tenha suspeita de obstrução das artérias coronárias, avaliação de pacientes submetidos à cirurgia de revascularização miocárdica e também é feito em gestantes, para observar se o coração do feto está se desenvolvendo adequadamente dentro do útero da mãe. Mas em grande parte, as gestantes que realizam o exame são aquelas que possuem casos de cardiopatia congênita na família.

Antes do exame, o paciente preparado e corretamente e isso inclui nas 24 horas anteriores, a abstinência de chá, café, chá, chocolate, refrigerante e bebidas alcoólicas e jejum de quatro horas, permitindo apenas a ingestão de água. O paciente despe a parte de cima da roupa e coloca o avental apropriado que tem uma abertura para frente, em seguida deita-se na maca. Neste momento são aplicados na veia os medicamentos em doses crescentes.

exame de ecocoardiograma
O ecocardiograma é um exame que realiza um tipo de ultrassom do coração.

Durante a realização do exame são averiguados a frequência e ritmo cardíaco, a pressão arterial e os níveis de oxigênio no sangue. É colocado um tipo de gel na região torácica e por cima se utiliza um sensor que ao deslizar envia as informações para o computador. O médico pode a partir dessas imagens, avaliar prontamente o estado coração. Em seguida deve-se manter o paciente no repouso de até 30 minutos depois do exame, somente um hora depois poderá retornar à sua rotina, e ingerir medicamentos de uso contínuo, sem nenhuma restrição de dieta.

Na gestante, o ecocardiograma fetal pode ser realizado através do abdome materno a partir de 18 de gestação. Esse exame é muito importante, pois se houver diagnóstico precoce das cardiopatias congênitas, fica mais fácil organizar um tratamento e atendimento adequado para o bebê. O exame é muito seguro e frequentemente realizado, podendo ser feito em várias clínicas especializadas na área.

O paciente pode apresentar efeitos colaterais como náuseas, dor de cabeça, elevação da pressão arterial, bem como sensação de formigamento. Portanto, o mesmo deverá deixar a sala de exames acompanhado e não pode dirigir veículos, também precisa se proteger contra os raios solares, isso no período de uma semana, principalmente na região em que se fez o exame.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.