Como é feito a mortadela de frango

Mortadela
A mortadela de frango é uma das variações dessa iguaria que a século é consumido em todo o mundo

A Mortadela é um dos alimentosa mais conhecidos no mundo, e com muita história para contar, não se sabe ao certo a origem da iguaria, muitos estudiosos creditam seu surgimento a Bolonha na Itália  que é hoje a principal expoente no que tange a mortadela, tanto que a diva do cinema  Sophia Loren fez um filme dando horarias ao prato, La Mortadella. 

Muito se mistificou sobre a produção de mortadela, achavam que era feita com o refugo de animais, inclusive de cavalo, mas, hoje o mundo globaliza se incumbiu de quebrar esse imaginário maléfico ao consumo do enchimento. Já sabemos que grande maioria das Mortadelas é feitas com carde suína e bovinas, miúdos, sobras de presunto  e gordura. É possível também encontrar mortadela de frango e com temperos e ingredientes especiais.

O processo de fabricação de uma mortadela de qualidade funciona mais ou menos assim, primeiro a matéria prima passa por uma rigorosa inspeção, em seguida é moída e triturada até formar uma mistura pastosa, ai é introduzida a gordura e o produto é levado ao forno. São acrescidos também os temperos, conservantes e antioxidantes. Todo esse processo é gerido por leis de saúde nacionais e internacionais, que balizam e padronizam a produção.

Mortadela
Um dos pedidos mais frequentes nas lanchonetes do Brasil

Segundo as leis brasileiras a mortadela deve seguir alguns padrões para estarem aprovadas ao consumo humano, mesmo assim ingerir-la em demasiada pode corroborar com o surgimento a longo prazo de muitas doenças. E o homem a consome, devido ser um alimento saboroso e rápido é unanime nós lanches rápidos nas padarias, o famoso ” pão com mortadela” já virou alimento da cultura brasílica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.